img

Florianópolis, 24/04/2024




CULTURA

Mostra de filmes de Fellini celebra centenário do cineasta italiano

Publicado em 12/03/2020


Mostra de filmes de Fellini celebra centenário do cineasta italiano



Para celebrar o legado do diretor e roteirista Federico Fellini, que completaria 100 anos em 2020, o Paradigma Cine Arte recebe a Mostra Fellini 100 anos, de 12 a 18 de março, nas sessões de 21h10.

Serão exibidos os clássicos Os Boas-Vidas, 8 e meio, A Doce Vida, A Voz da Lua e Julieta dos Espíritos, premiados em festivais como Oscar, BAFTA, Golden Globe, Cannes, entre outros.

Com um estilo próprio, ou felliniano, – termo catalogado em dicionários para descrever coisas delirantes, surrealistas e fora dos padrões convencionais – Fellini deixou grandes obras atemporais no cinema. Para comemorar seu centenário, o Paradigma segue a onda de homenagens pelo mundo e dedica parte de sua programação ao diretor, falecido em 1993. “Os filmes de Fellini marcaram a história do cinema italiano e mundial. Por isso, ficamos muito felizes em receber a Mostra e proporcionar ao público a experiência de assistir a clássicos nas telonas”, comenta o diretor do Paradigma Cine Arte, Felipe Didoné.

Confira a programação:

Os Boas-Vidas (1954), na quinta-feira, dia 12, às 21h10

Na pequena cidade de Rimini, na Itália, um grupo de jovens desocupados passam seus dias em farras enquanto são sustentados pelos pais. Mas a boa vida acaba para um deles quando ele engravida a irmã do amigo e é obrigado a se casar às pressas.

8 e meio (1963), na sexta-feira e domingo, dias 13 e 15, às 21h10

Em crise existencial e de inspiração, o cineasta Guido está prestes a rodar seu próximo filme mas sem ideias de como fazê-lo. Pressionado por produtor, esposa, amante e amigos, ele fica atormentado e passa a misturar passado com presente e ficção com realidade.

A Doce Vida (1960), no sábado e segunda-feira, dias 14 e 16, às 21h10

Em Roma, no início dos anos 60, o jornalista Marcello escreve fofocas em tabloides sensacionalistas. Com anseios de ser um grande escritor, ele vive entre celebridades e badalações em um mundo marcado pelas aparências e vazio existencial. Tudo muda quando ele é encarregado de cobrir a visita de uma atriz hollywoodiana e se encanta por ela. Descobrindo um novo sentido para a vida, os dois se aventuram pela cidade.

A Voz da Lua (1990), na terça-feira, dia 17, às 21h10

Recém-saído de um manicômio, o lunático Ivo vê o mundo de forma diferente, procurando sempre o lado poético das coisas. Buscando o verdadeiro amor e em meio a supostas conspirações, ele conta com a voz da lua para guiá-lo em suas aventuras.

Julieta dos Espíritos (1965), na quarta-feira, dia 18, às 21h10

Julieta é uma dona de casa que vive confortavelmente cercada de luxos e empregados. Sempre à disposição do marido, seu mundo perfeito é abalado quando ela descobre uma infidelidade. A partir disso ela entra em uma jornada de autoconhecimento, que misturando sonhos e realidade a levam à independência.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade