img

Florianópolis, 19/04/2024




MARKETING

Como fazer uma gestão empreendedora de forma eficiente

Publicado em 28/07/2019


Como fazer uma gestão empreendedora de forma eficiente



Você está começando no mundo dos negócios? Sua empresa tem uma boa venda, e, no entanto, você não consegue ver dinheiro no final do mês? Esses são alguns problemas que diversos empreendedores enfrentam no seu dia a dia.

De acordo com o Sebrae, a mortalidade das empresas em até 2 anos de vida, gira em torno de 42% no Brasil. Um número bastante alto quando comparado a outros países que possuem um número tão grande de empreendedores como o nosso.

Mas afinal, por que o Brasil possui uma taxa de mortalidade de empresas tão alta? Quais são as causas que fazem os empresários desistirem do seu negócio em um período de tempo tão curto?

Gestão. Essa é uma das palavras que define de um modo geral a razão pela qual os empreendedores acabam encerrando as atividades do seu negócio antes mesmo de completarem o terceiro ano de vida.

Pensando nisso, elaboramos neste artigo uma série de dicas que poderão ajudar você a fazer uma gestão empreendedora eficiente.

 

Não passe o dia apagando incêndio

Uma das principais causas, senão a principal pela mortalidade da empresa é a falta de planejamento estratégico. A grande maioria dos empreendedores brasileiros possui um bom conhecimento técnico do negócio que começam.

Todavia, pecam no planejamento e na gestão. Passam o dia resolvendo situações corriqueiras e operacionais, e com isso, acabam deixando de lado o planejamento estratégico do negócio, fundamental para sua sobrevivência.

Nesse sentido, é primordial ao empreendedor entender o seu papel e desempenhar o planejamento estratégico nos mais diversos setores do seu empreendimento.

Sendo assim, é importante que ele saiba desenvolver uma boa análise de mercado, avaliando as oportunidades e ameaças pertinentes ao seu setor. Também é fundamental que avalie os seus concorrentes, elencando seus pontos fortes e fracos.

Após isso ele deve olhar para dentro do seu negócio e fazer um comparativo junto aos seus concorrentes, melhorando alguns pontos da gestão. Buscar inovação para superar as ameaças, e agarrar as oportunidades do setor.

Um empreendedor que saiba desenvolver um bom planejamento estratégico, certamente estará mais preparado para superar os desafios que possam surgir, e consequentemente superá-los.

 

Desenvolva um planejamento financeiro e de custos

Um dos pontos importantes para a sobrevivência de um negócio é o planejamento financeiro e de custos. Normalmente, os empreendedores costumam precificar os seus produtos de forma incorreta, o que acarreta em falta de dinheiro para pagar suas contas.

É importante entender que além do custo da matéria prima, outros custos como aluguel, salário, encargos sobre salário, despesas com impostos, comissões, precisam ser considerados ao precificar um determinado produto.

É fundamental também, desenvolver cenários, e se basear pelo cenário mais pessimista possível para desenvolver o seu planejamento financeiro.

Desse modo, antes de iniciar um empreendimento é essencial que o os empreendedores avaliem a possibilidade de investimento que possuem, bem como a capacidade de solvência em caixa caso a empresa apresente prejuízos nos primeiros meses de vida.

 

Desenvolva um bom controle de estoque

Desenvolver um bom controle de estoque é também fundamental para a sobrevivência do negócio. Afinal, sua empresa pode estar bem ajustada, com um bom planejamento estratégico, mas se estiver ocorrendo desvios no estoque o seu negócio poderá ruir.

Isso é bastante comum nos dias atuais. Pois, muitos empreendedores ao colocarem um sistema na empresa, esquecem que o operador de caixa pode passar produtos por fora do sistema quando desejam efetuar um roubo.

Nesse sentido, inventariar o estoque uma vez ao mês, comparando-o com o estoque do sistema, é primordial para evitar furtos por parte de funcionários, e manter a saúde financeira da empresa.

É importante também, acompanhar o estoque no sistema. Com isso as compras poderão ser mais direcionadas, e a precificação poderá ser realizada com mais eficiência ao acompanhar o giro de um produto no estoque.

 

Apure os resultados e balanço do seu negócio

Para tornar a sua empresa referência no mercado, o empreendedor precisa realizar mensalmente a apuração dos resultados da sua empresa. Saber exatamente qual foi o lucro líquido que alcançou no mês, e se o balanço apresentou crescimento ou decrescimento.

Existem empresas que vão ainda mais além e criam uma série de indicadores econômicos financeiro que auxiliam na tomada de decisão.

Tais indicadores podem revelar incríveis informações, como o giro do estoque, o prazo médio de recebimento, a liquidez da empresa, e o crescimento do capital de giro.

Saber desenvolver indicadores é uma tarefa desafiadora, contudo importantíssima para a evolução do seu empreendimento. Esse é um ponto que todo empreendedor precisa estar ciente para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Atente-se à tecnologia e não pare no tempo

Um outro ponto que todo empreendedor precisa estar atento é o desenvolvimento tecnológico. Afinal, se uma empresa não acompanha a tecnologia poderá parar no tempo e naturalmente falir.

Nesse sentido, é importante que os empresários vejam as possibilidades de criar uma loja virtual, um aplicativo para smartphone e desenvolver o marketing digital de forma consistente e precisa.

Atentar-se às inovações tecnológicas nos dias atuais é uma questão de vida ou morte. Afinal, muitos negócios acabaram desaparecendo com a criação da tecnologia, e quem conseguiu antever isso perdeu menos dinheiro.

 

Saiba desenvolver o marketing do seu negócio

Propaganda é a alma do negócio. Quem nunca ouviu essa célebre frase, não é mesmo? Pois é, a questão é que a propaganda precisa ser bem direcionada para o seu público-alvo, e consequentemente surtir efeito na receita do seu negócio.

Para isso é importante conhecer o seu público, saber se na sua maioria são homens, mulheres, pessoas físicas, jurídicas, qual faixa etária possuem, enfim, desenvolver um levantamento sobre seus clientes.

Após feito isso, entender quais são os veículos de comunicação que mais utilizam, e quais são as promoções que mais desejam. Entendendo profundamente essa questão, certamente você conseguirá manter um bom nível de receita no seu negócio.

Agora que você já sabe como realizar uma gestão empreendedora de forma eficiente, basta colocar a mão na massa, buscar sempre mais informações, e começar hoje mesmo a prosperar o seu negócio!









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade