img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Unisul abre portas para a Cultura da Paz na sociedade

Publicado em 17/07/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Unisul abre portas para a Cultura da Paz na sociedade



O projeto ganhou o prêmio Empresa Cidadã deste ano, da ADVB/SC.

A teoria, de que a educação é o melhor caminho para a construção da cidadania, estimulou a professora Patrícia Santos e Costa, da UnisulVirtual, a apostar num projeto inovador: formar voluntários para desenvolver em escolas dinâmica de trabalho que culmine com integração e reflexão, capaz de equacionar dificuldade de relacionamento e dar essência à formação de cidadãos.  

Intitulado “Unisul e a Cultura de Paz nas Escolas", o projeto é inédito no País, mas há programas com a mesma temática em outros 19 Estados. “Precisamos estender à sociedade, através das escolas, a consciência da importância de o comportamento ético, moral e humano ordenar o processo de convivência”, destacou a professor Patrícia.

Patrícia não estabelece relação direta com o grau de violência que atinge a Nação, mas salienta a necessidade de as escolas começarem a se preocupar com a construção de um futuro melhor, através da consciência de valor de cada cidadão.

O curso de formação de voluntários, também conhecidos como extensionistas, é gratuito e ministrado a distância. “Foi preciso limitar o número de vagas em função de tantos candidatos. O curso conta hoje com alunos de vários estados, inclusive do Nordeste, e a Unisul Virtual já desenvolve planos de parcerias, entre as quais a Secretaria de Educação de Santa Catarina, que terá um módulo especial para professores e funcionários.

A professora Patrícia Santos e Costa enaltece que o objetivo do projeto é instaurar a cultura da paz, incentivando o respeito à vida; ouvir e compreender por meio dos valores declarados. “O mais importante, além de tudo, é que a Justiça Restaurativa concede à comunidade o poder de solucionar seus próprios conflitos. Restaura o senso de justiça e reintegra todos na sua comunidade”, explicou. 

Em sua contextualização, Patrícia indica a Justiça Restaurativa como uma ótima alternativa para ajudar comunidades carentes, muitas vezes desassistidas pelo poder público. E destaca que na pedagogia da restauração o reconhecimento do erro e a declaração de responsabilidade se tornam essenciais a soluções de conflitos.

A professora Patrícia Costa, que tem agenda tomada de compromissos com palestras e seminários em todo o País, entende que a Justiça Restaurativa, que na escola trabalha para o aluno se transformar em um cidadão consciente dos valores éticos e jurídicos, deve ancorar a vontade da Nação de tornar a educação no direito fundamental do País. “Cada cidadão tem direito e dever de ajudar a construir uma sociedade humanizada”.

Em escola, a Justiça Restaurativa deve atuar como indicadora de soluções para vários problemas, tais como, consumo de drogas, prática de bullyng, gravidez precoce, depressão, situações de exclusão, evasão escolar e as outras dificuldades nos relacionamentos e na convivência.

“A Justiça Restaurativa contribui para a comunidade escolar restabeleça o diálogo e soluções de conflitos, sempre de forma preventiva. Ao disseminar os valores, como empatia, esperança, honestidade, ética, humildade e outros, estará a sociedade investindo na formação de cidadãos conscientes. E isso repercute na construção de uma sociedade responsável, que haja nas mudanças comportamentais, inclusive em setores específicos, como a própria política, o Estado como um todo. É esse alicerce que a Nação precisa construir para apostarmos em um futuro que ainda é sonho para cada brasileiro”, conclui.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade