img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Biblioteca Pública de SC completa 165 anos com diversas atividades literárias

Publicado em 23/05/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Biblioteca Pública de SC completa 165 anos com diversas atividades literárias



A instituição cultural mais antiga de Santa Catarina, a Biblioteca Pública, completa 165 anos no dia 31 de maio.

Para comemorar serão realizadas diversas atividades ao longo da próxima semana, entre as quais estão lançamentos de livros, exposição, visitas guiadas, apresentações culturais, oficinas, palestras, rodas de conversa, poesia e contação de histórias, entre outras ações.

:: Clique e confira a programação de 165 anos da BPSC

Na agenda de atividades programadas estão lançamentos e doações de livros, sessões de autógrafos e entrega da digitalização de parte do acervo de um dos mais antigos jornais catarinenses. Algumas dessas ações têm vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (48) 3665-6422 ou 3665-6423.

Na segunda-feira (27), às 14h, haverá o lançamento do livro O Correio do Povo 100 anos: recorte da nossa história, dos escritores Carlos Henrique Schroeder, Nelson Pereira e João Chiodini, de Jaraguá do Sul (SC). O lançamento ocorrerá no Hall da Biblioteca, com entrada gratuita. O livro faz uma viagem no tempo em comemoração pelos 100 anos do jornal mais antigo de Santa Catarina ainda em circulação. Os autores se debruçaram ao longo de um ano em mais de 8 mil edições para produzir o título, usando a Hemeroteca Digital Catarinense e a BIblioteca Pública de Santa Catarina como fontes de pesquisa. Na ocasião, serão doados 100 livros.

No mesmo dia, também no Hall da Biblioteca, às 16h, está previsto o show e lançamento do livro-áudio Nilêra: caravana do passado, com o escritor e músico Nilinho Adriano. Nilo Sérgio Conceição é cantor e escritor, criador do Grupo Gente da Terra, através do qual pode dar voz às suas canções.

Na terça-feira (28), a agenda começa às 9h, com sessão de autógrafos do escritor mirim Pedro Henrique Zemke Torres, autor do livro de poesias Asas de Anjo, no Hall da BPSC. Natural de Florianópolis, atualmente Pedro mora em Águas Mornas, faz parte do Grupo de Poetas Livres, sendo o mais jovem membro do grupo de escritores. Faz declamações de poemas em eventos literários. Devido a esses feitos recebeu certificados e condecorações, entre eles o Certificado de Destaque Cultural Mirim 2017 e o Prêmio Caneta de Ouro 2018, outorgado pela FEBACLA. No mesmo dia, às 10h, no Auditório da Biblioteca, a Academia Catarinense de Letras fará a doação oficial de 50 obras de autores catarinenses (edição própria) e de duas cópias do DVD Letras Catarinas: a trajetória de uma Academia, para o acervo da BPSC.

A programação segue na quarta-feira (29), às 15h, com sessão de autógrafos com a Cia Mafagafos, no Hall da Biblioteca. Na ocasião, serão, também, comercializadas as obras Cada um conta de um jeito (Aline Maciel), Livro de brinquedo (Sig Schaitel e Aline Maciel), Um príncipe triste (Sig Schaitel) e Jogo Noitescura (Sig Schaitel).

Na quinta-feira (30), às 17h, está prevista a palestra com sessão de autógrafos Biblioteca Pública e autonomia cidadã, com a Dra. Ana Cláudia Perpétuo de Oliveira, no Auditório da Biblioteca. Professora auxiliar do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Cláudia é mestre e doutora em Ciência da Informação, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e graduação em Biblioteconomia, todos pela UFSC, e autora da obra É preciso estar atento.

Encerrando a programação de aniversário, na sexta-feira (31), às 17h, haverá sessão de autógrafos no Hall da BPSC, com os escritores Amilcar Neves (Os Mortos de Abril - pequeno diário higiênico) e e Vilca Marlene Merizio (Açores de memóriaJanelas da Alma: livro de afetos e desejos e A história de um amor feliz). No mesmo local, às 18h, está marcado ainda o lançamento do livro Cancioneiro Belchior, de José Gomes Neto, sobre a discografia do cantor e compositor, Antônio Carlos Gomes Belchior.

Às 18h30, a Biblioteca Pública faz a entrega oficial do lote de digitalização referente aos cinquenta anos do Jornal O Estado (1915-1965), ao senhor José Matusalém Comelli. O trabalho é desenvolvido pela BPSC, por meio do projeto Hemeroteca Digital Catarinense.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade