img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Volta às aulas com atenção e os cuidados com a visão das crianças

Publicado em 05/02/2019


Vanessa Pinho
Volta às aulas com atenção e os cuidados com a visão das crianças



Problemas de visão, que atingem 30% das crianças em idade escolar, podem prejudicar compreensão dos conteúdos e provocar dores de cabeça, quedas e tropeços

Com a proximidade do início do ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira (11), cresce a preocupação dos pais e educadores com questões relativas à saúde dos alunos. E um dos cuidados é com a saúde dos olhos, porque, segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar têm algum problema de visão no país. Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) confirma esse cenário preocupante: entre 3% e 10% dos brasileiros na faixa dos 7 aos 10 anos precisam usar óculos.

Entre os problemas mais comuns estão a miopia (que dificulta a visão para objetos que estão longe), a hipermetropia (incapacidade de visualizar claramente objetos próximos) e o astigmatismo (quando os objetos ficam desfocados tanto quando vistos de perto quanto de longe).

Sem enxergar direito, a criança tem baixo rendimento escolar e pode perder a motivação para estudar, pelas dificuldades que enfrenta para ler e, consequentemente, para compreender os conteúdos. Ainda podem ocorrer dores de cabeça frequentes, quedas e tropeços. “E é aí que entra o papel dos pais, que devem ficar atentos para observar as mudanças no comportamento dos filhos”, alerta o oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF).

Os problemas que surgem devem ser corrigidos o mais breve possível, para permitir o desenvolvimento correto da visão. Por isso, ao perceber qualquer mudança, é importante consultar um oftalmologista para fazer uma avaliação, exames mais específicos e, caso necessário, indicar o uso de óculos ou lentes de contato.


Fernando Willadino
Volta às aulas com atenção e os cuidados com a visão das crianças










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade