img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Exposição Poeta Zininho, 20 anos de saudade

Publicado em 14/08/2018


Foto Ilustrativa
Exposição Poeta Zininho, 20 anos de saudade



Áudios, obras e objetos pessoais do poeta poderão ser apreciados na Galeria do Mercado Publico de Florianópolis

Cláudio Alvim Barbosa nasceu em 8 de maio de 1929 e cresceu no Largo 13 de Maio, lugar que ficou eternizado em uma das quase 100 canções que Zininho compôs em seus 69 anos de amor à Ilha. Arquivista compulsivo, o poeta registrou grande parte de sua história e reuniu o maior e mais importante acervo existente contendo a memória cultural, social e política de Florianópolis.

Tornou-se referência de valorização da memória cultural da capital dos catarinenses. Este acervo inigualável e as obras que o eternizaram são a base desta exposição na Galeria do Mercado Publico de Florianópolis, do dia 15 de agosto ao dia 22 de setembro.

A exposição tem curadoria da filha de Zininho, Claudia Barbosa, e conta com:

  • Coletânea de obras que têm Zininho como personagem. A iniciativa reúne nomes como Plinio Verani, Alan do Berbigão, Picolé, Renato Franzoni, Frank Maia, entre outros artistas plásticos, mais fotógrafos, poetas, escritores, músicos e artistas da cidade que homenagearam o compositor através de suas criações.
  • Acervo de objetos pessoais e de trabalho expostos em ambientações que representem a época, detalhes, rituais e curiosidades da vida do compositor.
  • Acervo audiovisual, radiofônico, musical e iconográfico disponível ao público em instalações. (Casa da Memória, Museu da Imagem e do Som, Fundação Franklin Cascaes e Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Câmara Municipal de Florianópolis entre outros).

Na abertura da exposição será servido coquetel à imprensa e convidados, às 19h do dia 15/08, quando será apresentado show em homenagem ao autor do hino de Florianópolis. A cantora Cláudia Barbosa, filha do compositor, interpretará canções de Zininho acompanhada por instrumentistas renomados da música catarinense, o show tem a direção musical do Marcelo Portela. São marchinhas, sambas e sambas-canções que exaltam a Ilha, o amor e a vida do compositor.

Do dia 15/8 à 22/9 a exposição estará aberta à visitação pública, no horário das 13h às 19h.

"Será uma grande homenagem ao artista, poeta e compositor que além de ser autor do hino da cidade também contribuiu para o Acervo Fonográfico de Florianópolis", completa a Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira.

Este ano, Zininho completaria 90 anos de idade. São 20 anos de saudade do Gentleman do Samba e 50 anos de oficialização do Rancho do Amor à Ilha, como Hino de Florianópolis.


Acervo Claudia Barbosa
Exposição Poeta Zininho, 20 anos de saudade




Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade