img

Florianópolis, 18/04/2024




CULTURA

Florianópolis tem encontro marcado com o Kiev Ballet na próxima semana

Publicado em 30/07/2018


Acervo da Ópera nacional da Ucrânia
Florianópolis tem encontro marcado com o Kiev Ballet na próxima semana



Uma das melhores companhias de Balé mundial desembarca na capital para apresentação única

Na próxima semana, os catarinenses terão a chance de prestigiarem uma das melhores companhias de Balé do mundo. O Kiev Ballet desembarca na capital para apresentação única na cidade,no dia 07 de agosto (terça-feira) em exibição no Teatro Ademir Rosa às 21h. Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias dos teatros - CIC, Pedro Ivo e TAC -, pelo site BlueTicket  e na loja física da Blueticket, no Shopping Beiramar. O projeto tem o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio do Laboratório Sabim, Brasal e Monumenta Comunicação.

A renomada companhia traz para a cidade 38 ucranianos, entre bailarinos, direção, técnica e produção, sendo destaque com apresentações em todo o mundo. Com origem e sede no Teatro de Ópera da Ucrânia, o Kiev Ballet encanta multidões por onde passa e tem vários prêmios e reconhecimentos, entre os quais se podem destacar a Estrela de Ouro, maior prêmio da Academia Francesa de Dança. Em 2018, além da capital catarinense, a turnê percorre os estados de Goiânia (GO), Brasília (DF), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), além de Peru, Chile e Argentina. Um workshop para 60 crianças vai fazer parte da programação.

Programa

Grande destaque das apresentações pelo mundo, o público catarinense terá a oportunidade de conferir duas grandes obras que estão entre as melhores do balé: Dom Quixote e Paquita. A primeira traz a narrativa dos personagens Kitri e Basílio, e tem como característica fundamental os traços hispânicos com seus animados cavaleiros e espevitadas signoritas, indo totalmente ao contrário da política de seu país de origem. A versão para o balé de "Dom Quixote" não prova apenas a genialidade de Cervantes, mas também de Marius Petipa, que provou que se pode fazer coreografias lindíssimas e maravilhosas saindo um pouco dos padrões.

Por outro lado, Paquita tem origem na Ópera de Paris em 1 de abril de 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus. Paquita sempre faz sucesso devido, principalmente, as suas alegres danças espanholas.

Nomes premiados

Um dos grandes destaques é, sem dúvida, a apresentação dos renomados bailarinos, prestigiados com menções por onde passam. Em cena, estarão alguns nomes consagrados que contam com apresentações e prêmios em nível mundial, como o caso de Tatiana Golyakova, bailarina da cidade de Kiev, e que ostenta a posição de primeira bailarina do Kiev Ballet. A artista, formada pela Escola Estatal de Balé de Kiev, destaca-se por ser detentora do Grande Prêmio da Competição Internacional de Ballet de Luxemburgo, em 1997. Além disso, a bailarina foi condecorada com a medalha de prata na Competição Internacional de Ballet Rudolf Nureyev, em Budapest. Também fazem parte do currículo da dançarina o certificado de honra do governo ucraniano e o título de artista do povo da Ucrânia. Entre as obras que vão compor seu currículo, estão O Lago dos Cisnes, Quebra Nozes e a Bela Adormecida.

Quem também levará boas performances para os catarinenses é o ucraniano Jan Vaña. O jovem se formou no Conservatório de Dança de Praga, cidade onde nasceu e iniciou sua carreira no Teatro Nacional da República Tcheca, no papel do Príncipe, da obra de Tchaikovsky,O Quebra Nozes. Após a graduação, se tornou membro da Ópera Nacional da Ucrânia e, desde 2011, é o principal bailarino do Kiev Ballet, tornando-se o primeiro dançarino a integrar a companhia.

Entre seus papéis estão os de Príncipe Siegfried, Rotbarth (Swan Lake), Príncipe Desiré, Blue bird (The Sleeping Beauty) e Príncipe (The Nutcracker). Com o Kiev Ballet, participou de turnês na Itália, França, Suíça, Alemanha, Espanha, Romênia, Russia, Grécia, China, Japão, Coréia e Canadá.

Já a solista Kateryna Kozachenko se destaca pelas excelentes coreografias e coleciona prêmios importantes, entre eles, o diploma como melhor bailarina da Escola Suíça de Ballet. Desde 2002 no time do ballet, foi vencedora, a 5ª e 6ª edições da competição internacional do Ballet Serge Lifar, além do Prêmio Mundial do Ballet Jovem Internacional Yuri Grigorovich. Odete e Carmem são algumas de suas canções de seu repertório.

Outros destaques

Bailarinos renomados como a estrelada Khrystyna Shyshpor também prometem encantar os presentes. A condecorada artista da Ucrânia, teve o início de sua carreira como parte do corpo de baile da Ópera Nacional da Ucrânia enquanto ainda cursava a Academia Municipal de Dança de Kiev. Foi medalha de ouro com apenas 10 anos na competição ucraniana As Sete Cores do Arco Íris, ganhando também a medalha de prata no concurso Crystal slipper, Youth Ballet.

Em seu currículo, ainda constam prêmios como a competição internacional de dança clássica na Rússia em 1998, com o prêmio " Missão", apresentando uma surpreendente coreografia de Yuri Grigorovich, medalha de ouro na Competição Internacional de Dança Clássica Artek Fuete - 99 (1999), e a láurea com a medalha da Competição Internacional Rudolf Nureyev de Ballet da Hungria no mesmo ano.

Entre suas execuções criativas, incluem-se a performance como solista principal nas peças O Lago dos Cisnes (Swan Lake), O Quebra Nozes (Nutcracker), A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) de Tchaikovsky, Scheherazade de Rimsky-Korsakov's, Carmen Suite de Bizet e Gisellede A. Adana entre outros.

Também parte da nova geração, Yevheniy Svyetlitsa, é outra que promete arrancar aplausos dos presentes. Primeiro Solista da Ópera de Liyv e formado em Kiev, o jovem tem como característica a técnica apurada constantemente, e se apresenta como convidado na Ópera Nacional da Ucrânia como solista em Spartacus e O Lago dos Cisnes, e chega ao Brasil agregar seu talento ao time de Kiev. A jovem se destaca pelos reconhecidos prêmios, como o da Excelência Técnica Nacional da University da Ucrânia, do qual foi vencedor, além de ganhar também o Prêmio Artista da Ucrânia em 2015 e o Prêmio Cultural da Universidade Nacional de Zakinchiv.

Seu repertório eclético incluí performances como Ziggfried, Rothbart, pas de trois em O Lago dos Cisnes; O Príncipe em O Quebra Nozesde Tchaikovsky; Solor em La Bayadère , Minkusa; Romeo em "Romeo e Julietta", de S. Prokofiev; são algumas de suas obras. O bailarino já se apresentou em países como Polônia, Espanha, Austria, Suíça, Estados Unidos, Holanda e França.

Já Stanislav Olshansky se formou na Escola Estatal de Balé de Kiev. Há um ano no Kiev Ballet como primeiro solista, o bailarino já participou de peças de artistas como Tchaikovsky, L. Minkus e A. Adana. Entre seus papéis, estão Blue Bird (A Bela Adormecida, de Tchaikovsky), Príncipe (Quebra-Nozes de Tchaikovsky), Robber (Snow Queen - Tchaikovsky e outros compositores), Alexander (A Dama das Camélias), entre outras.

Serviço:
Kiev Ballet- Tour 2018 - Florianópolis (SC)
Data: Terça-Feira, 07 de agosto de 2018
Horário: 21h
Local: Teatro Ademir Rosa / CIC - Av. Governador. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Obras: Dom Quixote e Paquitá
Duração: 40 minutos cada suíte com um intervalo de 15 minutos entre elas. 
Classificação Indicativa: Livre


Acervo da Ópera nacional da Ucrânia
Florianópolis tem encontro marcado com o Kiev Ballet na próxima semana










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade