img

Florianópolis, 20/04/2024




CIDADES

Vereadores apontam ações de prevenção a desastres a serem executadas em São José com recursos federais

Publicado em 12/06/2018


Divulgação / PMSJ
Vereadores apontam ações de prevenção a desastres a serem executadas em São José com recursos federais



Indicação conjunta do legislativo orienta Prefeitura a captar verbas do Governo Federal

São José pode receber recursos federais para executar ações de prevenção a desastres naturais. Os vereadores de São José listaram, em indicação conjunta, 12 planos de trabalho a serem executados nos bairros Areias, Barreiros, Bela Vista, Campinas, Colônia Santana, Forquilhas, Ipiranga, Jardim Cidade de Florianópolis, Jardim Santiago, Kobrasol, Ponta de Baixo e Serraria.

Os planos compreendem intervenções em áreas de risco, como macrodrenagem, estabilização de encostas, recuperação de residências e alargamento e proteção de taludes dos rios.

“Captar verbas federais para financiar essas obras é essencial para ampliar os investimentos da Prefeitura nessa área de prevenção a desastres. Há muitas intervenções que podem ser feitas para solucionar os alagamentos e até os riscos de desmoronamentos em São José”, frisou o vereador Nardi Arruda (PSD).

A elaboração dos planos de trabalho pelo Executivo Municipal consiste em um dos requisitos para solicitar os recursos ao Governo Federal. Os trâmites para requerer esses recursos foram conhecidos pelos vereadores Nardi Arruda (PSD) e Michel Schlemper (MDB) durante reunião, em Brasília no mês passado, representando o legislativo josefense, com o Secretário Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, Coronel Newton Ramlow.

“Aproveitamos a viagem a Brasília, que tinha como principal objetivo solicitar melhorias para a BR101 e para o contorno viário, para estabelecer contatos estratégicos em busca de investimentos para São José”, detalhou o vereador Michel Schlemper.

A indicação à Prefeita e à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito destaca os seguintes planos de trabalho a serem elaborados pelo Poder Executivo Municipal:

1)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, visando macrodrenagem para solução dos alagamentos na rua Célia Ana Salles Feltz, bairro Serraria.

2)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, visando macrodrenagem para rio da Palha, solucionando os alagamentos nas ruas Sebastiana Coutinho, Santa Terezinha, Flomape, Valdemar Rufino da Silva, Francisco Nappi, Paulino Júlio de Souza, Servidão Bibiano Lúcio de Souza, João Ambrósio da Silva, Otto Júlio Malina, Bom Pastor e Rosália Harverotz Rohling.

3)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, visando macrodrenagem para solucionar os alagamentos de todas as ruas do Loteamento Ceniro Martins.

4)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, objetivando proteção de encosta com construção de muros de arrimo e recuperações das residências em área de risco para toda poligonal da comunidade do Jardim Solemar.

5)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, objetivando proteção de encosta com construção de muros de arrimo e recuperações das residências em área de risco para toda poligonal do Loteamento Vila Formosa, que se encontra em área de risco.

6)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, objetivando alargamento e proteção dos taludes das margens do afluente do Rio Carolina, iniciando na rua João José da Cunha (próximo ao Campo do Esperança) até a rua João Izídio de Souza (no José Nitro) em diagonal até a rua João de Barro, localizado no Jardim Zanellato.

7)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, objetivando limpeza, dragagem, desassoreamento e enrocamento das fozes dos rios: Carolina, Três Henriques, Buchler, Araújo e Maruim.

8)   Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, objetivando alargamento e proteção dos taludes das margens do afluente do rio Araújo, iniciando atrás do Fórum de São José (localizado na margem da Via Expressa) até a Ponte da Avenida Acioni Souza Filho (na Beira-Mar de São José), visando resolver os problemas de alagamento da Avenida Josué di Bernardi e ruas próximas.

9)   Plano de trabalho para projeto e dimensionamento de macrodrenagem visando resolver os problemas de alagamentos, iniciando na rua Adhemar da Silva em toda a extensão da rua Altamiro di Bernardi, parte da Avenida Presidente Kennedy, e alça de saída da Avenida Aciony Souza Filho (prolongamento da Josué di Bernardi), desaguando na Foz do Rio Araújo.

10) Plano de trabalho para projeto e dimensionamento de macrodrenagem para tubulação do rio Araújo, no bairro Bela Vista, iniciando na rua Ingleses, parte da rua Joaquina, parte da rua Itaguaçu, parte da rua Içara, parte da rua Içara, rua Imaruí, rua Guaramirim e rua Gisela.

11) Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, visando macrodrenagem para solucionar os alagamentos da rua Matias Kabuchi - bairro Barreiros.

12) Plano de trabalho para execução de ações de prevenção, objetivando proteção de encosta com construção de muros de arrimo e recuperações das residências em área de risco para toda poligonal do bairro Colônia Santana.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade