img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Conheça as tecnologias que estão ganhando o mercado e tornando as empresas mais rentáveis e bem sucedidas

Publicado em 30/01/2018


Conheça as tecnologias que estão ganhando o mercado e tornando as empresas mais rentáveis e bem sucedidas



Ferramentas foram adicionadas ao dia dia das organizações e deixaram as atividades mais eficazes e econômicas

A transformação digital e a criação de soluções tecnológicas têm feito empresas públicas e privadas mudarem sua cultura e melhorarem sua performance. Essas tecnologias têm contribuído para que tarefas se tornem mais econômicas, sejam realizadas de modo mais  eficientes, além de permitir aos gestores atuarem de forma mais estratégica, permitindo sua participação de maneira objetiva das tomadas de decisões. 

Conheça algumas soluções que estão contribuindo para a saúde financeira das empresas: 

1) Telepresença elimina gastos com passagens e diárias 


O Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) passou a economizar R$ 2 milhões em diárias e passagens após adotar videoconferência para reuniões e treinamentos de capacitação profissional de docentes e funcionários. A medida só foi possível graças a adoção de uma solução implementada pela  integradora Teltec Solutions. A iniciativa possibilitou  a realização de  reuniões administrativas, pedagógicas e para a capacitação dos corpos docente e administrativo sem a necessidade de deslocamento. A telepresença permite a realização de reuniões por meio de uma experiência realista com imagens em tamanho real, ambientação das salas e voz direcionada, tudo para proporcionar a sensação de que o participante está no próprio local de reunião.

2) Método inovador reduz custos de demissão  

A retenção de talentos vem se tornando uma prática constante. O desafio, entretanto, é manter os funcionários motivados para fazer um trabalho de qualidade. Para reduzir os custos de demissão e manter os colaboradores motivados, a CoBlue lançou um método inovador de gestão. A empresa foi a primeira no Brasil a desenvolver um software de OKR. A metodologia usada por grandes como Google e Twitter, consiste na delimitação de objetivos e resultados chaves. Com isso, incentiva a transparência, horizontalidade e cooperação, fatores que ajudam no encontro de um propósito no trabalho e que representam um impulso para os colaboradores. 

3) Software de gestão de pessoas auxilia empresas a reduzir gastos com horas extras e a prever custos 

As aplicações da Ahgora entregam informações em tempo real sobre a gestão de presença (ponto e acesso) de colaboradores à administração das empresas, possibilitando a tomada de decisões de maneira mais assertiva. As ferramentas ajudam no controle de fraudes, na gestão da jornada de trabalho, na gestão do banco de horas e de horas extras, contribui para redução de custos, automatiza as rotinas do RH e constrói relações entre empresa e colaborador mais transparentes. A tecnologia da empresa  permitiu à prefeitura de Mogi Guaçu, por exemplo, uma gestão eficaz e em tempo real das horas extras dos servidores públicos. A medida gerou uma economia de 8% na folha de pagamento da prefeitura.

4) Software auxilia empresas a fazer a gestão da energia e economizar (Paradigma)

Fundada em 1998 em Florianópolis e com duas décadas de atuação no mercado, a Paradigma Business Solutions é líder no desenvolvimento de soluções para relacionamento e negociação eletrônica. Desenvolveu uma plataforma de ETRM (Energy Trading, Transaction and risk Management) que permite às empresas fazer a gestão da energia, desde a compra, uso e posterior revenda para outras organizações. Por exemplo, um grande supermercado pode analisar o que vale mais a pena para ele manter a aquisição de energia com uma comercializadora de energia local ou contratar de fora, por meio de leilões de energia. O software ajuda nessa decisão, possibilitando a análise dos dados referentes ao consumo da energia, para que seja re-comercializada, premissa presente no movimento de “consumidor livre”, por meio do qual unidades consumidoras com carga maior ou igual a 500 e 3000 kilowatts, respectivamente, podem escolher seu fornecedor. Com a solução, a Paradigma atende organizações fornecedoras, distribuidoras e comercializadoras de energia.

5) Aplicativo para empreendedores oferece serviços financeiros mais baratos que bancos

Uma tecnologia desenvolvida por uma fintech catarinense permite que microempreendedores individuais façam a gestão completa dos pagamentos sem precisar de conta em banco. O Asaas foi desenvolvido por uma startup financeira e permite que os MEIs aceitem cartões de crédito e débito, enviem faturas e emitam boletos com custos inferiores aos do sistema bancário convencional.

Em São Paulo, um pequeno comerciante do bairro Interlagos abandonou a relação com grandes instituições financeiras para gerenciar o sistema de pagamentos pelo celular. O Sacolão do Pedrão, que oferece frutas, verduras e hortaliças aos clientes todos os dias e ainda abastece restaurantes de comida japonesa, é o típico estabelecimento em que o dono resolve tudo. Pedro Martílio dos Santos é quem encomenda os produtos, organiza a exposição deles, faz contato com os clientes maiores e sai para entregar, duas vezes por semana, no próprio caminhão.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...