img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Verão terá chuva e temperatura acima da média em Santa Catarina

Publicado em 01/12/2015


Verão terá chuva e temperatura acima da média em Santa Catarina



O próximo trimestre segue com previsão de chuva acima da média em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a chuva deve intercalar-se com períodos de sol, sendo mais frequente na forma de pancadas mais concentradasno período da tarde e da noite. O fenómeno El Niño tem maior influência no Sul do Brasil na primavera, favorecendo aumento da chuva e tempestades severas. No verão, a influência do El Niño deve diminuir.

O que se espera para a época do ano

Nos meses de dezembro e janeiro, a média mensal varia de 140mm a 240mm de chuva, de forma mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro. Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados a passagens de frentes frias pelo Sul do Brasil e, com menos frequência, a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. O processo convectivo da tarde e noite (chuvas de verão) são responsáveis por boa parte da chuva no trimestre.

Temperatura

A previsão é de temperatura acima da média climatológica no trimestre, especialmente nos meses de dezembro e janeiro. As temperaturas elevadas e a umidade alta darão a sensação de ar abafado com mais frequência durante o verão de 2015/2016. Sobre tudo as temperaturas mínimas, no período noturno e início da manhã, estarão mais elevadas em relação ao que seria esperado para o período.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM)

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, com valores pontuais de 3°C a 5ºC, como mostram as Figuras 1 e 2. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno El Niño forte com pico mais intenso em dezembro. O El Niño segue no verão de 2016, mas com diminuição gradativa. Os modelos climáticos indicam o enfraquecimento do fenômeno no final do verão, porém persistindo até o outono de 2016.

Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016).

Grafico: Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em outubro de 2015.



Com informações de CIRAM/EPAGRI








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade