img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

UFSC comemora pela primeira vez Dia Internacional de Imunologia

Publicado em 26/04/2013





Como funciona nosso sistema imune? Como o corpo detecta agentes causadores de infecção? Que vacinas estão sendo pesquisadas na UFSC? Essas são algumas das questões que serão levantadas no Dia Internacional de Imunologia, comemorado na próxima segunda, 29 de abril.

 

Organizado pela primeira vez na UFSC, o evento começa às 14h na sala 8 do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), localizado nos prédios novos do Centro de Ciências Biológicas (CCB).  O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A iniciativa é de um grupo de professores de Imunologia do MIP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunologia e a European Federation of Immunological Societies. A proposta do evento é ser um bate papo informal sobre as principais perguntas do campo. “Ainda temos muito a aprender sobre inúmeros temas, incluindo a relação entre a microbiota e o sistema imune; a interface sistema nervoso-sistema imune; como as vacinas protegem e avançar na compreensão do sistema imunológico em estado de equilíbrio”, explica o organizador do evento, professor André Báfica.

Os participantes também poderão conhecer as pesquisas em imunologia desenvolvidas no departamento. “Apesar da importância desta área estratégica, a UFSC conta com poucos cientistas em imunologia”, explica Báfica. Entre os temas em pesquisa na Universidade está o desenvolvimento de vacinas mais eficazes contra HIV, malária e dengue, por exemplo.

Apesar do grande interesse de todos em problemas relacionados à saúde, há um alto índice de pessoas que desconhecem a relevância das pesquisas e achados em imunologia. Para criar uma ponte entre a crescente compreensão do sistema imunológico e o público em geral, criou-se em 2007 o Dia Internacional de Imunologia.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade