img

Florianópolis, 18/04/2024




GERAL

Semana instável com altos acumulados de chuva em Santa Catarina

Publicado em 25/05/2015


DSA/CPTEC/INPE
Semana instável com altos acumulados de chuva em Santa Catarina



A previsão para esta semana (25 a 29/05) é de tempo bastante instável com chuva frequente, altos acumulados de chuva e risco de temporais com ventania. Formação de um ciclone extratropical no oceano deixa o mar muito agitado no litoral de SC e do RS.

O Oeste e o Litoral, especialmente o Litoral Sul, são as regiões mais propícias à chuva intensa. Se confirmada essa chuva, ocorrerão alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias:

Segunda-feira (25/05): 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 40 mm no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Sul. A chuva diminui no decorrer do dia a partir do Oeste.

Terça-feira (26/05): 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Condições de raios e temporal isolado, especialmente para o Oeste e Norte.

Quarta-feira (27/05): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado e pontuais de 90 a 100 mm no Oeste, e de 120 a 150 mm no Litoral, especialmente o Litoral Sul e Norte. Esses pontuais podem ser ultrapassados. Alto risco de temporais com ventania.

Quinta-feira (28/05): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 100 mm.

Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm.

De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca na quinta e sexta-feira.

Previsão de Ciclone em SC

Entre esta segunda-feira e a próxima sexta-feira (de 25 a 29/05) a persistência do vento sul a leste e formação de um ciclone extratropical no oceano deixa o mar muito agitado no litoral de SC e do RS, com ondas mais altas e picos de onda que variam entre 3,0 m e 4,0 m próximo à costa, entre a quarta e sexta-feira.

O acúmulo de chuva, associado os picos de maré e ondas altas, favorecem alagamentos em áreas costeiras de SC. Os alagamentos podem ocorrer nos horários de pico de maré alta nos locais mais baixos da costa, tais como:  a Rod. Diomício Freitas (acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz) e o Centro de Eventos – CentroSul em Florianópolis, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Araranguá, Laguna, entre outros.


CIRAM/EPAGRI
Semana instável com altos acumulados de chuva em Santa Catarina




Com informações de Epagri/Ciram








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade