img

Florianópolis, 19/04/2024




ESPORTES

Red Nose Pro Florianópolis SC esquenta briga por vagas no WCT

Publicado em 23/10/2015


Daniel Smorigo / WSL
Red Nose Pro Florianópolis SC esquenta briga por vagas no WCT

Garrett Parkes (AUS)




A quinta-feira ainda amanheceu com muita chuva na Ilha de Santa Catarina e as ondas baixaram um pouco para 2-3 pés na Praia do Santinho, mas continuaram com boa formação para fechar a rodada dos cabeças de chave do Red Nose Pro Florianópolis SC.

Foi a vez dos dois franceses que defendem as últimas posições na lista dos dez indicados pelo Qualifying Series para a elite dos top-34 da World Surf League estrearem e só Joan Duru conseguiu avançar para a terceira fase. O brasileiro Michael Rodrigues está logo abaixo deles no ranking e usou os aéreos para vencer sua primeira bateria na etapa catarinense que ele venceu no ano passado na Praia da Joaquina. E outro cearense, Heitor Alves, também se destacou ao aumentar o recorde de nota do QS 6000 apresentado pelo Costão do Santinho Resort de 9,37 para 9,70.

"Eu foquei em pegar as direitas mais ao lado do palanque, então só esperei o momento certo. Eu estava com a prioridade (de escolha da próxima onda), ela veio e não desperdicei a chance. Consegui acertar duas manobras bem verticais e a nota saiu no critério excelente", disse Heitor Alves, que por muitos anos já defendeu o Brasil na elite do WCT. "Estou amarradão porque passar bateria é sempre bom pra manter a autoestima lá em cima e é isso que eu preciso agora, pois estou numa fase diferente, sem patrocínio, uma pressão a mais por isso, mas a prancha tá no pé e vamos pra próxima".

Até Heitor Alves superar a nota 9,37 do catarinense Willian Cardoso e vencer a sétima bateria do dia por 15,63 pontos, os recordistas da quinta-feira eram o também cearense Michael Rodrigues com 15,50 pontos e o australiano Garrett Parkes, que venceu a primeira bateria do dia por 15,17 com a nota 8,67 da sua melhor onda. Nesse confronto, Parkes e o bicampeão brasileiro Renato Galvão acabaram despachando o francês Maxime Huscenot, que defendia a penúltima vaga no G-10 do WSL Qualifying Series. Com isso, o caminho ficou livre para Michael Rodrigues e outros concorrentes entrarem na zona de classificação para o WCT no Red Nose Pro Florianópolis SC.

"Estou amarradão por vencer outra bateria", vibrou o australiano Garrett Parkes, que ocupa uma modesta 114.a posição no ranking, mas pode subir bastante nas três etapas da "perna brasileira" da WSL South America. "Hoje (quinta-feira) as ondas estão um pouco menores do que ontem, mas estão bem divertidas. Tem bastante vento, mas a formação das direitas principalmente está boa para competir e eu peguei a melhor onda da bateria. Foi uma loucura (risos)".

DEFENSOR DO TÍTULO - As marcas do australiano só foram batidas no quarto confronto do dia pelo cearense Michael Rodrigues. Ele mora em Florianópolis e venceu a etapa catarinense do WSL South America disputada na Praia da Joaquina no ano passado, derrotando o argentino Santiago Muniz na bateria final. No momento, Michael é o 11.o na lista dos dez que se classificam para o WCT. Mesmo enfrentando o defensor do título e mais dois brasileiros, o português José Ferreira largou na frente, até o cearense começar a voar com seus aéreos full rotation de frontside nas direitas do Santinho para arrancar notas 8,5 e 7,0 e garantir a vitória. O catarinense Matheus Navarro e o baiano Marcos Fernandez não conseguiram achar boas ondas e o português passou em segundo lugar para a terceira fase.

TERCEIRA FASE - 3.o=25.o lugar (US$ 1.300 e 700 pontos) / 4.o=37.o lugar (US$ 1.200 e 650 pts):
1.a: Kanoa Igarashi (EUA), Connor O´Leary (AUS), Nomme Mignot (FRA), Caetano Vargas (BRA)
2.a: Alex Ribeiro (BRA), Nathan Hedge (AUS), Granger Larsen (HAV), Deivid Silva (BRA)
3.a: Davey Cathels (AUS), Hiroto Ohhara (JPN), Dylan Lightfoot (AFR), Ian Gouveia (BRA)
4.a: Nathan Yeomans (EUA), Krystian Kymerson (BRA), Hizunomê Bettero (BRA), Marco Giorgi (URY)
5.a: Conner Coffin (EUA), Jessé Mendes (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA), Yuri Gonçalves (BRA)
6.a: Santiago Muniz (ARG), Paul Cesar Distinguin (FRA), Dimitri Ouvre (BLM), Thiago Camarão (BRA)
7.a: Garrett Parkes (AUS), Wade Carmichael (AUS), Timothee Bisso (GLP), José Ferreira (PRT)
8.a: Michael Rodrigues (BRA), Bino Lopes (BRA), David do Carmo (BRA), Renato Galvão (BRA)
9.a: Stu Kennedy (AUS), Evan Geiselman (EUA), Brent Dorrington (AUS), Dion Atkinson (AUS)
10: Michael Wright (AUS), Medi Veminardi (REU), Heitor Alves (BRA), Lucas Silveira (BRA)
11: Noe Mar McGonagle (CRI), Leandro Usuna (ARG), Ian Crane (EUA), Rafael Teixeira (BRA)
12: Joan Duru (FRA), Patrick Gudauskas (EUA), Michael Dunphy (EUA), Cory Arrambide (EUA)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...