img

Florianópolis, 24/04/2024




CIDADES

Relíquia histórica: relógio do Mercado Público volta a funcionar

Publicado em 02/07/2015


PMF
Relíquia histórica: relógio do Mercado Público volta a funcionar



Parado há quatro anos, o relógio que guarnece a entrada do vão central do Mercado Público, afixado à parede da Ala Norte, está recebendo a mesma atenção que foi dispensada ao conjunto arquitetônico histórico: está passando por restauração e manutenção e voltará a dar a hora certa quando o Mercado for totalmente reaberto à população.

Um dos três únicos exemplares remanescentes no mundo, a peça histórica é uma relíquia trazida para a cidade em 1911, quando a empresa inglesa de comunicação Western Telegraph Company Limited – chamada por todos simplesmente de “cabo submarino” – instalou-se na cidade. Ele foi doado para o município quando a companhia fechou as portas.

“Foi um relógio importante para a cidade. Era o único acertado pelo Meridiano de Greenwich, e a população baseava-se em seu horário justamente pela pontualidade”, disse Sandro Antônio Carlotto, o relojoeiro que está cuidando da restauração e da manutenção do relógio.

“O Mercado Público de Florianópolis é um patrimônio histórico, com importância inestimável para a cidade. É o ponto de encontro mais tradicional dos moradores, e ter o relógio novamente funcionando neste ambiente será uma grande conquista para a cidade”, lembrou o secretário de Administração, Gustavo Miroski.

A história do relógio

O relógio pertencia à companhia Western Telegraph Company Limited, situada antigamente na Rua João Pinto, no centro da cidade. A empresa era mais conhecida como Cabo Submarino, por ser responsável pela interceptação e envio de informações do Brasil para o mundo, através de cabos de comunicação que corriam as profundezas do mar.

A peça foi fabricada na cidade de Croydon, na Inglaterra, e sua qualidade de fabricação pode ser comparada à do Big Ben, o famoso relógio britânico instalado em Londres. “Existem apenas três relógios desse modelo no mundo: dois foram enviados ao Brasil, para as cidades do Rio de janeiro e Florianópolis, e o terceiro está em Buenos Aires, na Argentina”, informou Carlotto.

A manutenção da peça já começou. Os ponteiros já foram retirados e a limpeza da parte externa do mecanismo deverá acontecer até o fim da próxima semana, quando o antigo relógio do Mercado Público voltará a servir de referência à pontualidade dos cidadãos de Florianópolis.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade