img

Florianópolis, 20/04/2024




ECONOMIA

Número de famílias com dívidas em atraso e sem condições de pagar débitos atinge maior nível histórico

Publicado em 01/07/2015


Ilustração
Número de famílias com dívidas em atraso e sem condições de pagar débitos atinge maior nível histórico



A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor catarinense - Peic, do mês de junho, revelou que o número de famílias com contas em atraso (19,3%) e que não terão condições de pagar (11%) atingiu o valor máximo da série histórica iniciada em janeiro de 2013, um reflexo da retração da renda, que diminui os recursos disponíveis para o pagamento das dívidas, gerando aumento, ainda que controlado, da inadimplência.

O endividamento dos consumidores catarinenses, por sua vez, caiu 2,1 pontos percentuais (p.p.) na comparação entre o mês de maio e junho. Na comparação anual, houve queda de 2,4 p.p. O percentual de famílias endividadas, que era de 57,8%, passou para 55,4%.

Quanto ao endividamento por faixa de renda, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas (59,7%), em comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos (55,4%). O nível de endividamento das famílias aumentou no nível mensal. O percentual dos muito endividados, que estava em 13% no mês passado, ficou em 14,1% este mês. Na faixa dos mais ou menos endividados, o indicador caiu, passando de 26,1% para 24,1%. Quanto aos pouco endividados, passou de 18,4% para 17,2%. Por fim, aqueles que responderam não ter dívidas desse tipo somam 44,6%, uma alta em comparação ao mês anterior.

Em relação ao tipo de endividamento, o cartão de crédito continua sendo o responsável pela maioria das dívidas familiares dos catarinenses, com 45,6%. Em segundo, terceiro e quarto lugares aparecem, respectivamente, os financiamentos de carro (32,7%), os carnês (27,7%) e o crédito pessoal (18,7%). Quanto ao tempo de comprometimento com as dívidas, a maioria dos catarinenses endividados tem dívidas por mais de um ano (52%). A parcela da renda das famílias comprometida com dívidas permaneceu estável entre maio e junho em 32,1% (maior da série histórica), ou seja, em níveis que geram certa preocupação.

Cidades

Nas cidades, Florianópolis é que tem o maior percentual de famílias endividadas, com 86,5%, seguida por Itajaí com 57%, Blumenau com 50,9% e Joinville com 39,1%. Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, Florianópolis também lidera com 27,2%. Blumenau e Chapecó apresentam o menor percentual de inadimplentes. É de Florianópolis, também, a liderança nas famílias que não terão condições de pagar, com 11,8%. Nesse indicador, Blumenau e Chapecó são as melhores posicionadas, com apenas 7,6% e 9,4% de famílias sem condições de pagar suas dívidas, respectivamente.

Sobre o nível de endividamento das famílias, a resposta "não tem dívidas desse tipo" apresenta um nível superior a 45% em quase todos os municípios, exceto Florianópolis e Itajaí. Logo em seguida, vêm os "mais ou menos endividados", sendo Florianópolis a cidade com maior percentual de sua população nessa faixa. Joinville tem o menor. Entre os "muito endividados", Florianópolis lidera com 26,6%. Chapecó é a cidade com menor percentual nesse indicador, com 4,1%.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade