img

Florianópolis, 23/04/2024




COMUNIDADE

Médicos de Florianópolis suspendem atendimento para participarem de assembleia geral

Publicado em 25/05/2015





Os médicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis suspenderão os atendimentos nos postos de saúde, no dia 26 de maio (terça-feira) à tarde, permanecendo normal apenas as atividades destes profissionais nas UPAs.

 Às 15h a categoria estará reunida no hotel Floph para assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), quando irão posicionar-se sobre a implantação da Lei Complementar 503, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores municipais.

De acordo com estudos feitos pelos médicos, se o enquadramento funcional for correto, o Plano garantirá a suspensão dos descontos ilegais praticados há mais de uma década na folha de pagamento dos profissionais. “Até o momento a prefeitura não confirmou se a arrecadação do primeiro quadrimestre foi o suficiente para que possa ser garantida a implantação do Plano e o aparente conjunto de benefícios que ele pode conceder aos servidores. Esperamos que tenhamos essa informação até o momento da assembleia”, explica o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

A possibilidade da assembleia votar por suspensão de atendimento não está descartada.

 

Déficit de médicos

 

Por conta do desconto na remuneração dos médicos, muitos profissionais deixaram o serviço na capital. De acordo com levantamento no Diário Oficial, de julho de 2014 até o dia 19 de fevereiro deste ano foram somadas 24 exonerações e dos 70 médicos nomeados  em concurso público, 40 desistiram. Além disso, houve seis aposentadorias, o que contribui para a falta de médicos na rede municipal de Florianópolis.

Carência de especialistas

Mais de 70% dos especialistas concursados estão com a carga horária reduzida ou já pediram licença, o que prejudica no número de atendimentos à população. “Alguns especialistas atuam em UPAs e o regime não permite a redução da carga horária, se não também teriam feito”, afirma o vice-presidente do SIMESC, César Ferraresi.

Retrospectiva

Em 2012, os médicos realizaram várias manifestações e suspensões de atendimento em busca do fim do desconto ilegal. Um projeto de lei que suspenderia o desconto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, mas não foi aprovado. À época eleitoral, o atual prefeito, Cesar Souza Júnior, comprometeu-se em resolver a situação e também afirmou que aumentaria a remuneração dos médicos, tornando-a a maior da Grande Florianópolis. Em reunião realizada com dirigentes do SIMESC no dia 5 de maio, o prefeito reafirmou seu compromisso e empenho em tentar resolver essas duas questões.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...