img

Florianópolis, 23/04/2024




COMUNIDADE

Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis comemora 60 anos

Publicado em 01/07/2015


Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis comemora 60 anos



A tradicional Maternidade Carmela Dutra de Florianópolis comemora 60 anos de atividades na próxima sexta-feira, 3. Referência no atendimento a mulheres e recém-nascidos, o hospital comemorra as seis décadas com uma semana de debates sobre temas como saúde e comportamento.

Inaugurada em 3 de julho de 1955, a Carmela Dutra foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Começou as internações obstétricas em 1956 com 79 leitos, e sua administração foi entregue às irmãs da Divina Providência. Hoje é uma das 13 unidades administradas pelo Governo do Estado, sendo dirigida pelo médico ginecologista e obstetra Ricardo Maia Samways.

Maia defende que a unidade está inserida no contexto não só de maternidade, mas de um hospital preocupado com a saúde das mamães e dos bebês. “Somos referência em boas práticas obstétricas e outros segmentos como gestação de alto risco, oncologia pélvica e mamária, reconstrução de mama e cirurgias ginecológicas”, completou o diretor.

A instituição dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal com importantes serviços. Nascem aproximadamente 3,6 mil bebês por ano. O serviço de neonatologia é referência no atendimento aos recém-nascidos. Por mês ainda realiza cerca de mil atendimentos ambulatoriais, mil exames e em torno de 180 cirurgias.

A Maternidade Carmela Dutra é Centro de Referência Estadual em Saúde da Mulher, recebeu o Título de Hospital Amigo da Criança, possui certificação de Hospital de Ensino e, em 28 de maio de 2013, recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria ouro da Fiocruz, ao qual concorre novamente este ano.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade