Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter
Capa do Portal da Ilha


Notícias


POLITICA

Horário eleitoral gratuito começou nesta terça-feira (21)

Publicado em 21/08/2012 às 15:23:25

A partir desta terça-feira (21) começa a ser transmitida a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O horário eleitoral termina em 4 de outubro. Nos municípios onde houver 2º turno, depois de totalizados os votos em 7 de outubro, a data limite para o início da propaganda eleitoral gratuita é 13 de outubro. Neste caso, a propaganda gratuita segue até o dia 26 daquele mês. O 2º turno das eleições municipais ocorre em 28 de outubro.


A propaganda gratuita dos candidatos a prefeito e vice-prefeito será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda gratuita dos candidatos a vereador vai ocorrer às terças, quintas-feiras e aos sábados, nos mesmos horários. Pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.370, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legenda.

Esses mecanismos devem constar obrigatoriamente da mídia entregue por partidos e coligações às emissoras de TV. No horário eleitoral gratuito, é proibida a propaganda que degrade ou ridicularize candidatos. O partido ou coligação que descumprir essa regra está sujeito à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da decisão. Regras gerais Pela resolução, qualquer que seja sua forma ou modalidade, a propaganda eleitoral deve mencionar sempre a legenda partidária e somente pode ser feita na língua nacional.

A propaganda não pode utilizar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais. Na propaganda majoritária para prefeito, a coligação deve usar, obrigatoriamente, sob a sua denominação, as siglas de todos os partidos que compõem a coligação. Já na propaganda proporcional para vereador, cada partido deve usar apenas a sua sigla sob o nome da coligação.

Na propaganda dos candidatos a prefeito, deve constar também o nome do candidato a vice-prefeito, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular. Cabe aos juízes eleitorais tomar todas as providências relacionadas à propaganda eleitoral, assim como julgar as representações e reclamações relacionadas ao assunto. No 2º semestre de ano eleitoral, não é veiculada a propaganda partidária prevista na Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995).

Horário eleitoral gratuito começou nesta terça-feira (21)


Leia mais
 
CULTURA: 27/03 - 20h33min
Tatiana Cobbett e Marcoliva lançam clipe de música baseada em poema de Eli Heil no Masc

TECNOLOGIA: 27/03 - 20h01min
Terceirização de serviços em Tecnologia da Informação reduz custos nos municípios

ESPORTES: 27/03 - 19h36min
Deivid Silva vence na Joaquina e larga na frente na corrida pelo título brasileiro de surf profissional 2015

COMUNIDADE: 27/03 - 16h25min
Ruas e avenidas com nova estrutura no Continente

ECONOMIA: 27/03 - 16h22min
Catarinenses devem comprar em média R$ 158,21 nesta Páscoa

POLITICA: 27/03 - 16h20min
Fim das coligações nas eleições proporcionais passa no Senado e segue para Câmara

Leia mais notícias

Comente a notícia




CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
ADRIANO TONON
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

TV MAGIA
FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
RÁDIO AVAÍ

SERVIÇOS

FALE CONOSCO

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2014 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3364-7512 - imprensa@portaldailha.com.br