Notícias

POLITICA

Horário eleitoral gratuito começou nesta terça-feira (21)


Publicado em 21/08/2012 às 15:23:25

A partir desta terça-feira (21) começa a ser transmitida a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O horário eleitoral termina em 4 de outubro. Nos municípios onde houver 2º turno, depois de totalizados os votos em 7 de outubro, a data limite para o início da propaganda eleitoral gratuita é 13 de outubro. Neste caso, a propaganda gratuita segue até o dia 26 daquele mês. O 2º turno das eleições municipais ocorre em 28 de outubro.




A propaganda gratuita dos candidatos a prefeito e vice-prefeito será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda gratuita dos candidatos a vereador vai ocorrer às terças, quintas-feiras e aos sábados, nos mesmos horários. Pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.370, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legenda.

Esses mecanismos devem constar obrigatoriamente da mídia entregue por partidos e coligações às emissoras de TV. No horário eleitoral gratuito, é proibida a propaganda que degrade ou ridicularize candidatos. O partido ou coligação que descumprir essa regra está sujeito à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da decisão. Regras gerais Pela resolução, qualquer que seja sua forma ou modalidade, a propaganda eleitoral deve mencionar sempre a legenda partidária e somente pode ser feita na língua nacional.

A propaganda não pode utilizar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais. Na propaganda majoritária para prefeito, a coligação deve usar, obrigatoriamente, sob a sua denominação, as siglas de todos os partidos que compõem a coligação. Já na propaganda proporcional para vereador, cada partido deve usar apenas a sua sigla sob o nome da coligação.

Na propaganda dos candidatos a prefeito, deve constar também o nome do candidato a vice-prefeito, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular. Cabe aos juízes eleitorais tomar todas as providências relacionadas à propaganda eleitoral, assim como julgar as representações e reclamações relacionadas ao assunto. No 2º semestre de ano eleitoral, não é veiculada a propaganda partidária prevista na Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995).



Publicidade


Mais lidas de hoje
Parceiros

Assinada ordem de serviço para início das obras revitalização do Balneário Guararema

Cidades
A empresa vencedora da licitação tem o prazo de cinco meses para finalizar os trabalhos

Atenção para as alterações no trânsito em Florianópolis durante o Carnaval

Comunidade
A Guarda Municipal de Florianópolis vai realizar alterações pontuais no trânsito da Capital entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a fim de organizar o fluxo nas principais vias do centro da cidade e garantir mais segurança ao público durante o Carnaval.

Novo relatório das condições das praias aponta 123 locais próprios para banho

Geral
O relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), mostra que dos 211 pontos analisados, 123 estão próprios para banho.

RPM faz show de clássicos na Grande Florianópolis

Musica
Uma das principais bandas dos anos 1980, o RPM mostra que o rock nacional permanece vivo.

Segunda edição da Festa Errejota promete agitar o carnaval em Florianópolis

Variedades
A folia do feriado ficará completa quando o clima quente do Rio de Janeiro invadir a capital catarinense

PF inclui Lula e ex-ministros em investigação de suposta compra de MPs

Brasil
Além do ex-presidente, a PF também está investigando os ex-ministros Nelson Machado (Planejamento e Previdência), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Erenice Guerra (Casa Civil) e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique Oliveira.






1998-2015 (c) Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil