img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Dicas para cuidar da alimentação das crianças durante as férias escolares

Publicado em 03/07/2015


Ilustração
Dicas para cuidar da alimentação das crianças durante as férias escolares



A nutricionista Flavia Moraes listou algumas opções para manter a alimentação saudável também nas férias escolares.

Férias escolares é sinônimo de passeios e muita diversão para os pequenos. Nesta época do ano, as crianças gastam muita energia e uma boa alimentação é fundamental para garantir o agito da garotada. Como neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados pela ausência de uma rotina mais rígida, é preciso que os pais fiquem atentos.

De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, é muito importante manter os horários das principais refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Alimentar-se em horários determinados ajuda a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e a evitar o hábito de beliscar entre as refeições. Apesar do frio, o cardápio deve conter verduras e legumes, que podem ser consumidos com sopas e caldos, a fim de aquecer o organismo. Os legumes podem ainda ser preparados grelhados, assados e refogados”, recomenda. A especialista reforça, ainda, que neste período aumentam os episódios de gripes, resfriados e doenças respiratórias. ‘’O ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, que aumentam a resistência imunológica, com boas fontes de vitamina C, como laranjas e mexericas”, alerta.

Flavia ressalta que os alimentos calóricos não precisam ser completamente abolidos durante as férias, desde que sejam oferecidos em pequenas porções. “O ideal é substituir alimentos muito calóricos pelos de baixa caloria e alto valor nutricional. Oferecer alfarroba, chocolate amargo (70%) ou barras de cereais ao invés do chocolate ao leite, preferir cereais integrais como a granola e aveia, com bebidas vegetais ou frutas liofilizadas em detrimento aos salgadinhos, bolachas integrais às recheadas e muffins zero açúcar no lugar dos bolos e doces excessivamente açucarados são boas pedidas para manter em dia a nutrição infantil. Verduras, frutas e legumes também não podem faltar no cardápio”, recomenda.

A seguir, a nutricionista dá algumas dicas para os pequenos aproveitarem ao máximo as férias com muita saúde:

1 – Hidratação: manter uma grande oferta de líquidos, como água e sucos;
2 – Sanduíches Naturais: os lanches podem ser servidos durante o café da manhã e na parte da tarde, acompanhados de sucos. Os sanduíches podem ser feitos com queijo branco, beterraba, cenoura, tomate e outros alimentos coloridos e nutritivos. Outra boa ideia é oferecê-los nos intervalos das brincadeiras;
3 – Guloseimas: para as crianças é recomendado evitar ingestão de alimentos com excesso de açúcar. As sobremesas não devem usadas como recompensas por um prato saudável. Opte por salada de frutas ou frutas assadas;
4 – Vitamina C: incentive o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula). A mistura dessas opções resulta em sucos refrescantes e saborosos. O ideal é não coar os sucos, para aproveitar integralmente as propriedades e vitaminas das frutas.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...