img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

Conheça 5 dicas preciosas para escolher onde morar

Publicado em 03/07/2015


Conheça 5 dicas preciosas para escolher onde morar



Alugar um apartamento nem sempre é fácil. Além de todos os procedimentos burocráticos, é preciso atenção para não entrar em uma furada ou acabar assinando um contrato com um lugar que não agrada tanto assim. Encontrar o ambiente perfeito requer tempo e paciência, principalmente para quem chega a uma nova cidade, por exemplo. Vários detalhes são importantes e a missão pode parecer bem cansativa ao primeiro olhar. Entretanto, algumas dicas podem ser preciosas. Veja aqui:

Estrutura

O primeiro elemento a ser notado antes de fechar negócio é a própria estrutura do imóvel. É preciso perguntar detalhes e olhar bem todos os cômodos para que nenhum arrependimento surja posteriormente. É o caso de verificar toda a estrutura, fiação e encanamento antes de começar a morar. Isso tudo pode ser relacionado diretamente com a idade do imóvel - quanto mais antigo, mais complicações poderão aparecer com o decorrer do tempo. Aumentam também as taxas referentes a reformas e condomínio, já que os reparos devem ser constantes durante a administração.

Por outro lado, a planta de prédios mais antigos costuma ser mais espaçosa e garante cômodos e janelas mais amplos. Aliás, outro fator a ser verificado é a posição do imóvel em relação à iluminação e ventilação. É sempre bom optar por aqueles que têm as áreas comuns voltadas para o sol nascente, que ficam menos quentes durante o verão por não receberem o sol durante toda a tarde. As janelas também precisam ser estratégicas, principalmente em ambientes como quarto e área de serviço, para secar as roupas.

Localização

Outro fator importantíssimo deve ser a localização. É, talvez, uma das questões mais difíceis, já que deve ser conciliada também com o valor cobrado pelo imóvel. Quanto mais bem localizado, principalmente nos grandes centros urbanos, mais caro ficará o aluguel. Entretanto, é fundamental que essa seja uma questão prioritária, principalmente para quem trabalha e precisa usar o transporte público com frequência. Morar perto do trabalho é uma excelente saída, já que ganha-se em qualidade de vida e em tempo de deslocamento.

Já quem opta por áreas mais residenciais tem o benefício do sossego e silêncio, mas acaba sofrendo com a distância ou com o horário de sair de casa pela manhã. Vale a pena, então, procurar um meio-termo. Outra dica é visitar mais de uma vez o local antes de decidir, conhecendo melhor a região e vendo o ritmo de vida do bairro. Com isso, o futuro morador compreende a rotina do lugar e também os ruídos que possam aparecer.

Casa ou apartamento?

Uma escolha básica, mas fundamental antes de iniciar a pesquisa por novos lugares. Em geral, é a primeira dúvida que surge ao pensar em alugar um novo espaço. Cada um apresenta características positivas e negativas dependendo de cada pessoa, por isso é importante entender bem seu perfil e o que espera da nova moradia.

As casas geralmente são mais espaçosas e excelentes para quem deseja ter mais espaço e comodidade. Nelas, é possível incluir mais detalhes de decoração e ter mais pessoas no mesmo espaço. Elas são ótimas também para quem gosta de receber amigos ou dar festas. Entretanto, em muitos casos, as casas podem gerar certa insegurança para quem mora sozinho e passa o dia todo fora.

Os apartamentos conseguem solucionar essa questão de segurança, pela presença do porteiro, garantindo uma fiscalização maior. Eles são ótimos para quem não passa muito tempo em casa ou prefere um espaço mais econômico e reduzido. Entretanto, para morar em apartamentos é necessário ter algumas regras de convivência, que muitas vezes se contrapõem ao estilo de vida de algumas pessoas.

Contratos

Antes de assinar qualquer papel, é importante verificar e discutir cada cláusula ou exigência. Muitas vezes os contratos apresentam “ciladas” para quem aluga apartamentos pela primeira vez, como pagamentos de taxas ou exigências indevidas. Por isso, antes de firmar o contrato, é importante sempre ter alguém para assessorar juridicamente ou ao menos alguém com mais experiência para ajudar nessa tarefa. Outro fator que muitas vezes dificulta as negociações são as exigências feitas pelos proprietários, que superam o que pode ser oferecido pelos futuros moradores. Tudo isso deve ser avaliado, principalmente para não chegar no momento final da decisão e perceber que não será possível morar no local. Preparar todas as questões burocráticas com antecedência é também importantíssimo para evitar a correria ou as dores de cabeça.

Valores e pesquisa

Pesquisar, pesquisar e pesquisar ainda mais. São raros os casos de amor à primeira vista no caso de um novo lar, mas são muitos os casos de desesperança durante as buscas. Pode parecer que não há nenhum bom lugar, entretanto, depois de muita procura, é possível encontrar aquele cantinho perfeito com muito custo.

Essa pesquisa deve também obedecer a alguns critérios, para que o trabalho de um corretor seja facilitado ou para que a busca se torne menos cansativa. Ela pode ser feita principalmente na internet. Sites especializados em grandes capitais, como este, são perfeitos para essa missão e vale a pena gastar algumas horas neles.

Além disso, os valores devem também ser estudados anteriormente. É preciso estudar suas finanças, o dinheiro que tem guardado e as possibilidades presentes. Com isso, a decisão é certeira e não há saia justa para pagar no final do mês. Basta colocar tudo na ponta do lápis para ter a confiança necessária na hora de fechar o contrato.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade