img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Cinema do CIC recebe evento nacional sobre museus

Publicado em 15/08/2012





Florianópolis foi a primeira cidade da região Sul a receber, nesta terça e quarta-feira (14 e 15) o projeto Conexões Ibram, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebeu cerca de 140 participantes - um recorde em todas as edições do projeto realizado desde março - para discussões acerca dos principais instrumentos de gestão oferecidos pelo Ibram ao setor.

Gestores, profissionais, pesquisadores e estudantes ligados à área de museus de todas as regiões de Santa Catarina participaram dos dois dias do evento. A abertura foi marcada pela assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Ibram e a FCC para o fortalecimento do campo museal catarinense. 

“O Conexões Ibram é uma de nossas ações mais significativas porque seu objetivo é a consolidação da área de museus em todo o Brasil”, explicou o diretor do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Ibram, Cícero de Almeida, que representou o presidente do órgão no evento. “Para nós é importante estar em Santa Catarina, onde a Política Nacional de Museus já se encontra em estágio avançado de consolidação”. 

O diretor destacou como fatores que contribuem para a atual realidade do setor de museus catarinense a existência da própria FCC, de cursos de graduação em Museologia e do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC, cuja atuação tem se refletido em melhores projetos para concorrer a editais e outras fontes de financiamento. 

O presidente da FCC, Joceli de Souza, lembrou que o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina existe desde 1991 e foi reformulado em 2011, com a publicação de decreto que incrementou sua gestão e atuação. “Temos hoje 200 museus mapeados em Santa Catarina, sendo que 168 deles já aderiram ao Sistema Estadual de Museus”, disse. 

Após a abertura, o público participou de discussões acerca dos sistemas e redes de informação iMuseus, do Plano Nacional Setorial de Museus e a participação do estado e o Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão. O bate-papo sobre patrimônio musealizado em risco e a integração de ações públicas fechou o primeiro dia de Conexões Ibram em Florianópolis, com a apresentação do estudo de caso sobre o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, cuja sede original foi interditada devido a enchentes que danificaram a edificação desde sua inauguração há 40 anos. 

O segundo dia teve debate sobre o tema Estratégias de financiamento e fomento aos museus. Aspectos legais da questão, editais, emendas parlamentares e outros mecanismos de financiamento à disposição do setor foram abordados. 

Na sequência, o museólogo Valdemar de Assis, do Departamento de Processos Museais do Ibram, trouxe a museologia social para o centro das discussões com fala sobre o programa Pontos de Memória. Implantado em 2009 pelo Ibram e ampliado em 2011 com a criação do Edital Pontos de Memória, o programa estimula iniciativas de memória desenvolvidas de forma participativa por grupos sociais diversos. 

No encerramento da manhã, a especialista em turismo cultural Ana Cristina Viana, da Coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram, falou sobre o tema Qualificação dos museus para o turismo, quando destacou a necessidade de que o estado de Santa Catarina, um dos principais destinos turísticos do país, inclua os museus entre as atrações oferecidas aos visitantes de outros estados e países. 

O tema do Turismo volta a ser discutido na etapa final do Conexões Ibram Santa Catarina, que acontece na tarde desta quarta-feira, em um dos Grupos de Trabalho dedicados a formular propostas práticas para o setor museal catarinense. Um segundo GT discutirá os desdobramentos do Plano Nacional Setorial de Museus para a realidade local.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade