img

Florianópolis, 24/04/2024




ESPORTES

Atleta de São José embarca para participar do Campeonato Mundial de Taekwond Songahm

Publicado em 02/07/2015


Daniel Pereira
Atleta de São José embarca para participar do Campeonato Mundial de Taekwond Songahm



Nesta sexta-feira (3), a atleta Sônia Cabral embarca para Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos. A Prefeitura de São José está apoiando a viagem da atleta.

A atual campeã brasileira de taekwond songahm Sônia Cabral se prepara para enfrentar um dos maiores desafios da sua carreira: seu primeiro campeonato mundial. Nesta sexta-feira (3), ela embarca para Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos, onde a competição ocorre de 8 a 10 de julho. Moradora de São José, a atleta é faixa preta 1° Dan e representará a cidade nas competições da categoria feminina de 19 a 29 anos. Apesar de não esconder a ansiedade, ela está bastante preparada com uma rotina de treinos e condicionamento físico.

Sônia conta que sua história no esporte começou aos quatro anos. A mãe tentou fazer da filha uma bailarina de sucesso, mas foi surpreendida pela garota quando a encontrou nas aulas de arte marcial que o irmão participava. “Um belo dia eu sumi das aulas de ballet. Depois disso, o tatame me ganhou”, lembra. O irmão, oito anos mais velho, também continuou no esporte. “Meus pais sempre nos incentivaram e acompanharam nos treinos e competições”, afirma.

Diferente do taekwond olímpico, o taekwond songahm tem uma preocupação maior com o equilíbrio entre corpo e mente. Movimentos pontuais, utilização de armas orientais e luta sem excesso de contato são alguns pontos principais. “O nosso foco é a velocidade e a qualidade técnica. Por isso, para marcar ponto, não é necessário ter somente força”, explica Sônia, que dá aulas para crianças e adultos em uma academia.

Ela acredita que o carinho de familiares e amigos é a sua maior motivação para a competição. “Esse é o meu maio amuleto”, destaca, ao lembrar que esta é a sua primeira viagem internacional e a competição é o evento mais esperado da modalidade. Para se preparar, ela treina constantemente. Além da musculação, a parte técnica é bastante explorada com o instrutor Rodrigo da Rocha. Algumas vezes, ela vai até Curitiba para treinar com o mestre Ademar Andrade, profissional que formou mais campeões no Brasil.

A Prefeitura de São José está apoiando a viagem da atleta. “É importante para divulgar o esporte na cidade e, quem sabe, começarmos a estruturar algum projeto com crianças e jovens para os próximos anos”, assinala a superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Andréa Grando.

É possível iniciar no esporte a partir dos três anos de idade. Durante as aulas, os alunos aprendem a ter disciplina, responsabilidade, lealdade. Para as crianças, por exemplo, treinar a lateralidade, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Durante as aulas, todos os movimentos feitos de um lado, eles são repetidos do outro. Alternado entre direita e esquerda.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...