img

Florianópolis, 25/04/2024




REGIONAL

Índios Guaranis ocupam sede da Funai em Chapecó

Publicado em 18/10/2011





O Ministério Público Federal recebeu, nesta manh?, da coordenaç?o regional da Fundaç?o Nacional do Índio (Funai), a informaç?o de que famílias de índios Guaranis ocupam a sede da fundaç?o em Chapecó, a fim de reivindicar que o órg?o encontre uma área para a instalaç?o das 30 famílias que aguardam a conclus?o do processo de demarcaç?o da terra indígena Guarani do Araçaí, nos municípios de Cunha Por? e Saudades.

 

As famílias encontravam-se na aldeia Toldo Chimbangue, de etnia Kaingang, mas, em razão da diversidade de etnias e da ausência de assistência dos órgãos estatais de proteção indígena à comunidade Guarani, os índios Kaingang optaram por reivindicar a área onde os Guaranis estavam alojados e assim manter a hegemonia Kaingang sobre toda a aldeia Toldo Chimbangue.

O prazo concedido pela liderança Kaingang se encerrou na última quinta-feira, 13 de outubro. Sem terem para onde ir, os índios Guaranis se instalaram hoje na sede da Funai.

Solicitado a se manifestar sobre a ocupação, o procurador da República em Chapecó, Renato de Rezende Gomes, afirmou que a Constituição da República garante a todos o direito à livre manifestação e à reunião pacífica.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade