img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Resgate da baleia-franca que encalhou em Florianópolis realizada com sucesso

Publicado em 08/09/2011


Fabricio Scandiuzzi/Terra
Resgate da baleia-franca que encalhou em Florianópolis realizada com sucesso



A operaç?o de resgate da baleia-franca que encalhou na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC) foi realizada com sucesso. O animal, que mede aproximadamente 9 metros e pesa cerca de 10 a 15 toneladas, é um juvenil e havia encalhado na manh? dessa quarta-feira (7) no sul da ilha.

A operação desencadeada pelo protocolo de Encalhes da APA contou com a participação da equipe do Projeto Baleia Franca, da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca/ICMBio,da Associação R3 Animal, e teve o apoio dos Bombeiros,  Policia Militar, pescadores de Pântano do Sul, além da Capitania dos Portos de Florianópolis e da DEPON - Delegacia Especial de Polícia Maritima. “A operação só teve sucesso porque contamos com a ajuda de diversos profissionais que sabem da importância de salvar um animal que está ameaçado de extinção.

Por isso fica aqui o nosso agradecimento a todos aqueles que de alguma forma colaboraram no resgate” disse Karina Groch, Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca.A primeira tentativa de resgate dessa quinta-feira aconteceu por volta da 13h. Nela, a equipe tentou amarrar uma cinta larga no animal objetivando minimizar o risco de lesões. Porém, devido à agitação do mar e do próprio animal o procedimento não foi bem sucedido.

Na segunda tentativa um cabo foi usado no resgate. “Passamos um cabo de fácil manuseio por volta da baleia, na primeira ele arrebentou, depois de emendarmos o equipamento fizemos a segunda tentativa que foi realizada com sucesso” comentou Karina.De acordo com o PBF o sucesso no resgate se deu por um conjunto de motivos. “O horário do resgate foi escolhido devido às condições da maré que estava alta no início da tarde, além disso, o bom estado de saúde e a vitalidade do animal ajudaram na operação” comentou Karina.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade