img

Florianópolis, 25/04/2024




TECNOLOGIA

Canonical apresentará estudo inédito de usabilidade no FISL

Publicado em 22/06/2011





A Canonical participará da 12? ediç?o do Fórum Internacional de Software Livre (FISL 12) que acontece entre 29 de junho e 02 de julho de 2011, em Porto Alegre. Como patrocinadora Gold do evento, a Canonical apresentará novidades, palestras, cases de sucesso e os resultados preliminares de um estudo inédito de usabilidade que a empresa realizou no Brasil e que levantou dados sobre como os usuários brasileiros utilizam seus computadores para fins pessoais e de trabalho.

 

Charline Poirier, PhD em Antropologia pela Universidade da Pensilvânia e Líder de Pesquisas da Canonical, apresentará os primeiros resultados de um estudo qualitativo inédito de usabilidade que a Canonical realizou recentemente no Brasil. O estudo levantou dados sobre a relação homem-máquina de uma perspectiva do usuário brasileiro: o estudo abordou a utilização de teclado e mouse, reações dos usuários a ícones e outros elementos comuns de interface, modelos de usos e práticas mais comuns. O objetivo do estudo é o de levantar dados relevantes sobre o Brasil para guiar o desenvolvimento das futuras versões do sistema operacional Ubuntu.

“O Brasil tem uma posição cada vez mais estratégica dentro da Canonical, em especial com a ampla adoção de soluções de software livre por órgãos do governo e empresas locais” disse Maurício Pretto, Gerente Geral da Canonical para a América Latina. “O desenvolvimento do Ubuntu precisa levar em consideração o modelo de uso do brasileiro para continuar entregando uma experiência alinhada com os desejos e experiências do usuário local. O Brasil passa a ter voz mais ativa nas decisões sobre inovações em interface e interação dentro da Canonical.”

A Canonical aproveitará o FISL 12 para divulgar seus roadmaps de desenvolvimento para clientes e servidores. Jon Melamut, vice-presidente de Produtos, Operações e Serviços da Canonical, falará sobre o desenvolvimento do Ubuntu e as oportunidades para os parceiros da Canonical no desenvolvimento do sistema. Entre as novidades que serão discutidas, estão a nova Interface Unity, totalmente intuitiva e preparada para dispositivos touchscreen, tecnologias de computação em nuvem, sistemas embarcados e computação tradicional em arquiteturas x86 e ARM.

A Canonical também apresentará cases de sucesso do Ubuntu, que segue o modelo de negócios de software livre, que não exige licenças para seu uso e instalação. “O Ubuntu mostrou-se uma excelente opção no Brasil, aliando uma interface amigável e excelente oferta de aplicativos ao seu baixo custo total de propriedade”, explica Maurício Pretto. “O sistema já está bem instalado no país, em órgãos do governo e em grandes corporações. Queremos agora trazer mais oportunidades para nossos parceiros, para continuarmos a crescer juntos.

A Canonical lançou em abril deste ano a sua mais recente versão do sistema operacional Ubuntu, o Ubuntu 11.04. Utilizando a nova interface Unity, que diferencia-se das interfaces tradicionais por ser totalmente preparada para os dispositivos touchscreen e beneficia-se de poderosos mecanismos de busca para facilitar o processo de encontrar arquivos ou programas. O sistema de busca do Ubuntu coloca aplicações, músicas, vídeos e outros arquivos agrupados em um único lugar, facilitando o dia-a-dia. O Ubuntu 11.04 conta também com o serviço de computação em nuvem gratuito Ubuntu One, uma Central de Softwares simples de usar e total integração com recursos de Internet.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade