img

TECNOLOGIA

Canonical apresentará estudo inédito de usabilidade no FISL

Publicado em 22/06/2011

A Canonical participará da 12? ediç?o do Fórum Internacional de Software Livre (FISL 12) que acontece entre 29 de junho e 02 de julho de 2011, em Porto Alegre. Como patrocinadora Gold do evento, a Canonical apresentará novidades, palestras, cases de sucesso e os resultados preliminares de um estudo inédito de usabilidade que a empresa realizou no Brasil e que levantou dados sobre como os usuários brasileiros utilizam seus computadores para fins pessoais e de trabalho.



 

Charline Poirier, PhD em Antropologia pela Universidade da Pensilvânia e Líder de Pesquisas da Canonical, apresentará os primeiros resultados de um estudo qualitativo inédito de usabilidade que a Canonical realizou recentemente no Brasil. O estudo levantou dados sobre a relação homem-máquina de uma perspectiva do usuário brasileiro: o estudo abordou a utilização de teclado e mouse, reações dos usuários a ícones e outros elementos comuns de interface, modelos de usos e práticas mais comuns. O objetivo do estudo é o de levantar dados relevantes sobre o Brasil para guiar o desenvolvimento das futuras versões do sistema operacional Ubuntu.

“O Brasil tem uma posição cada vez mais estratégica dentro da Canonical, em especial com a ampla adoção de soluções de software livre por órgãos do governo e empresas locais” disse Maurício Pretto, Gerente Geral da Canonical para a América Latina. “O desenvolvimento do Ubuntu precisa levar em consideração o modelo de uso do brasileiro para continuar entregando uma experiência alinhada com os desejos e experiências do usuário local. O Brasil passa a ter voz mais ativa nas decisões sobre inovações em interface e interação dentro da Canonical.”

A Canonical aproveitará o FISL 12 para divulgar seus roadmaps de desenvolvimento para clientes e servidores. Jon Melamut, vice-presidente de Produtos, Operações e Serviços da Canonical, falará sobre o desenvolvimento do Ubuntu e as oportunidades para os parceiros da Canonical no desenvolvimento do sistema. Entre as novidades que serão discutidas, estão a nova Interface Unity, totalmente intuitiva e preparada para dispositivos touchscreen, tecnologias de computação em nuvem, sistemas embarcados e computação tradicional em arquiteturas x86 e ARM.

A Canonical também apresentará cases de sucesso do Ubuntu, que segue o modelo de negócios de software livre, que não exige licenças para seu uso e instalação. “O Ubuntu mostrou-se uma excelente opção no Brasil, aliando uma interface amigável e excelente oferta de aplicativos ao seu baixo custo total de propriedade”, explica Maurício Pretto. “O sistema já está bem instalado no país, em órgãos do governo e em grandes corporações. Queremos agora trazer mais oportunidades para nossos parceiros, para continuarmos a crescer juntos.

A Canonical lançou em abril deste ano a sua mais recente versão do sistema operacional Ubuntu, o Ubuntu 11.04. Utilizando a nova interface Unity, que diferencia-se das interfaces tradicionais por ser totalmente preparada para os dispositivos touchscreen e beneficia-se de poderosos mecanismos de busca para facilitar o processo de encontrar arquivos ou programas. O sistema de busca do Ubuntu coloca aplicações, músicas, vídeos e outros arquivos agrupados em um único lugar, facilitando o dia-a-dia. O Ubuntu 11.04 conta também com o serviço de computação em nuvem gratuito Ubuntu One, uma Central de Softwares simples de usar e total integração com recursos de Internet.