img

Florianópolis, 23/04/2024




CIDADES

Projeto de Lei prev? Circos sem animais em S?o Jos

Publicado em 05/05/2010





Um Projeto de Lei em favor dos animais. De autoria do vereador Adriano de Brito (PR) o projeto disp?e sobre a proibi??o de instala??o de circos que tenham como atrativo a exibi??o de animais de qualquer esp?cie ou ra?a, sendo proibida, em S?o Jos?, a apresenta??o de espet?culo circense ou similar que tenha como atrativo a exibi??o de animais de qualquer esp?cie.

A Comiss?o de Constitui??o, Justi?a e Reda??o emitiu parecer favor?vel e diversos e-mails foram encaminhados ? presid?ncia da C?mara manifestando apoio ao projeto. ? de conhecimento da popula??o que o grande sofrimento dos animais de circo, mantidos na maioria das vezes em locais impr?prios, mal alimentados, adestrados com m?todos perversos, para obrigarem-se a comportamentos incompat?veis com sua natureza. Privados de seu habitat natural est?o vulner?veis a todo tipo de sofrimento em fun??o do divertimento e da alegria, o que demonstra claramente a aus?ncia de civilidade que deve ser recha?ada.

?Este ? um trabalho em defesa dos animais?, declarou o autor do Projeto, confessando que deu a entrada no legislativo sob influ?ncia da filha de 11 anos que n?o frequenta circos onde sejam oferecidos apresenta??o com animais: ?n?o sou contra os circos, tenho a maior admira??o pelos circos e pelos artistas. O tratamento oferecido aos animais que pertencem a estes circos ? estarrecedor, a exemplo de le?es com dentes cerrados e garras arrancadas. O circo ? um lugar para se fazer arte, se produzir cultura".

Em sua justificativa o vereador Adriano evidenciou que a aus?ncia de animais nos espet?culos implicaria no aumento de oportunidades de trabalho para acrobatas, equilibristas, m?gicos, palha?os, malabaristas, dan?arinos e outros profissionais do mercado das artes, que tanto contribuem para a forma??o cultural do povo. ?Tenho certeza que este ? o primeiro projeto, de muitos, que aprovaremos nesta Casa, na luta pela prote??o animal?. O vereador Neri Amaral (PSDB) lembrou que a maioria dos animais s?o maltratados, n?o na hora da apresenta??o, mas sim na manuten??o e no adestramento com alimenta??o escassa e lugares inadequados: ?estamos cansados de ver not?cias de animais serem abandonados nas ruas por estarem velhos e n?o terem mais serventia?.








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...