img

Florianópolis, 20/04/2024




CIDADES

Confira a atualização da situação das chuvas em Florianópolis

Publicado em 10/08/2022


Cristiano Andujar/PMF
Confira a atualização da situação das chuvas em Florianópolis



A Prefeitura de Florianópolis atualiza a população sobre a situação na cidade por conta das fortes chuvas e ventos registrados na Capital desde a noite desta terça-feira (9) e durante o dia de hoje. 

Os ventos acima dos 100/km por hora não se confirmaram. Porém, até meia-noite, segue a previsão de chuva, vento e maré em quantidade suficiente para causar pequenos danos. Nas últimas 24h houve o registro de cerca de 50 ocorrências na cidade. Entre as ligações atendidas pelo 199 da Defesa Civil, relatos de alagamentos, quedas de postes, deslizamentos de terra e quedas de árvores.

Os meteorologistas preveem para amanhã um dia de sol, frio e sem chuva. Nesta quinta-feira, os hidrojatos e as equipes de manutenção da Prefeitura de Florianópolis seguem nas ruas para a limpeza das vias públicas. A equipe da Assistência Social também segue atenta para qualquer necessidade de acolhimento. Não há registro de desabrigados até o momento.

A Defesa Civil pede a atenção de todos, especialmente das pessoas que vivem em áreas sujeitas à elevação rápida da água e em terrenos inclinados.

INFRAESTRUTURA

A Secretaria de Infraestrutura está desde cedo com caminhões hidrojatos no Norte (nos Ingleses, Canasvieiras e Vargem), Leste (no Rio Vermelho) e Sul da Ilha (no Rio Tavares, Campeche e Tapera) buscando amenizar a situação dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas. O trabalho tem sido feito com a orientação da Defesa Civil. Assim que o tempo melhorar, as intendências locais vão efetuar trabalho mais intensivo de limpeza e recuperação das vias públicas que se fizerem necessárias, em ordem de prioridade. Mas alguns serviços do tipo também já estão sendo realizados. Exemplos são os tapa-buracos feitos na SC-406 e a retirada de cerca metálica derrubada sobre a calçada da Rua Nossa Senhora do Amparo, ambos nos Ingleses; a limpeza de bueiro na Rua Desembargador Maurílio Coimbra, em Canasvieiras, e as retiradas de galhos de árvores caídos na SC-401, na entrada da Rua dos Velhacos, em Santo Antônio de Lisboa, e no Canto dos Araçás, na Lagoa da Conceição.

PARQUES E ÁRVORES

Como medida preventiva, todos os parques municipais foram fechados temporariamente para a visitação do público. A presença de fortes rajadas de vento oferece risco nesses locais pela grande quantidade de árvores. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, foram 20 ocorrências de quedas de árvores registradas e nenhuma vítima. Equipes responsáveis pelas podas circularam pelas ruas para retirar a vegetação e desobstruir as vias públicas. A coleta de resíduos sólidos está sendo feita normalmente em toda cidade. 

SAÚDE

A Secretaria de Saúde atualizou a situação dos CSs da Capital e ressalta que as policlínicas e UPAs estão atendendo normalmente ao longo do dia. Confira:

Caieira da Barra do Sul - Fechado (equipe atendendo no CS Ribeirão da Ilha);
Morro das Pedras - Sem energia (aberto, com atendimento de urgência, entrega de documentos e orientação);
Alto Ribeirão - Energia oscilando (serviços mantidos);
Costa da Lagoa - Fechado (barcos não estão funcionando);
Lagoa da Conceição - Sem energia (aberto, com atendimento de urgência, entrega de documentos e orientação);
Tapera - Sem energia (aberto, com atendimento de urgência, entrega de documentos e orientação)
Pântano do Sul - Apenas a sala de vacinação está fechada;
Vargem Grande - Sem energia (aberto, com atendimento de urgência, entrega de documentos e orientação);
Mont Serrat - Sem energia (atendimento de urgência e emergência mantidos).

MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DA DIBEA

A Dibea informa que o Mutirão de Castração foi transferido para o dia 5 de setembro, no mesmo local, na Praça Big, na Rua José Machado Simas (Monte Cristo, Chico Mendes e Coloninha).

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação informa que suspendeu as aulas em 13 unidades educativas da Capital nesta quarta-feira.

ESCOLAS FECHADAS

1. EBM Costa da Lagoa - Motivo: cooperbarco não está operando;
2. EBM Costa de Dentro - Motivo: sem energia elétrica;
3. EBM Batista Pereira - Motivo: infiltrações de cobertura;
4. EBM Paulo Fontes - Motivo: infiltrações de cobertura;
5. EBM José Jacinto Cardoso - Motivo: dificuldade de acesso;
6. EBM Osvaldo Machado - Motivo: sem energia elétrica;
7. EBM Jurerê - Motivo: dificuldade de acesso.

CRECHES FECHADAS

1. NEIM Anna Spyrios Dimatos - Motivo: segurança;
2. NEIM Caieira da Barra do Sul (à tarde) - Motivo: dificuldade de acesso;
3. NEIM Tapera (à tarde) - Motivo: segurança;
4. NEIM Clair Gruber Souza - Motivo: dificuldade de acesso;
5. NEIM Sueli Gadotti - Motivo: dificuldade de acesso;
6. NEIM Morro do Mocotó - Motivo: infiltrações de cobertura.

TRANSPORTE COLETIVO

Algumas linhas do transporte coletivo da Capital seguem operando com desvios pontuais por conta de quedas de árvores e maré alta. Os itinerários estão sendo normalizados a partir da liberação das vias públicas. As principais alterações acontecem na rodovia SC-405, nas três faixas do Rio Tavares, onde todas as linhas estão operando com desvio, passando pelo Acesso Novo. 

DOAÇÕES

A Fundação Somar Floripa segue arrecadando cobertores e outros objetos para auxiliar as pessoas em vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues na sede da Fundação em Santo Antônio de Lisboa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na Rua Padre Lourenço R. de Andrade, nº 180. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Somar via WhatsApp: (48) 98441-0217.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade