img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

Publicado em 08/08/2022


Divulgação/Assessoria de Imprensa
CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)



O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

“Novembrada” e “Desterro”, ambos dirigidos por Eduardo Paredes, foram inspirados em acontecimentos da história catarinense, a Ditadura Militar e a Revolução Federalista, respectivamente. O evento é gratuito, de classificação livre, e ocorrerá no Escritório na Praia Bar (rua Baldicero Filomeno, 7873).

Esta é a segunda sessão do cineclube, das dez previstas até o final do ano no Ribeirão da Ilha. Os filmes serão exibidos a partir das 19 horas, seguidos de bate papo com o premiado cineasta Eduardo Paredes e Heitor Caramez, que atualmente dirige o documentário “Meu Caro Michel”, sobre o Jornal Afinal (SC), de Eloy Gallotti (seu pai), que aborda a ditadura no contexto brasileiro. A novidade desta edição do CINE Lanterna Mágica é a programação prévia, que a partir das 14 horas contará com Brechó Solidário; sessão de yoga; venda de produtos de higiene pessoal e autocuidado naturais; venda de instrumentos musicais artesanais; dicas de radiestesia, uma terapia holística; venda de bottons; e apresentações de dança e de música.

Toda a renda do Brechó Solidário será revertida para a Cozinha Comunitária do Ribeirão da Ilha, projeto criado na pandemia e que distribui 3,2 mil refeições por mês à população de baixa renda. Durante o evento, a Cozinha Solidária aceitará doações espontâneas de alimentos não perecíveis.

“Os dois filmes conversam, cada um a seu modo, com o cenário político atual. Convidamos os dois diretores para oportunizar à comunidade um contato próximo com quem produz cinema, o que também entendemos como formação de plateia, que é um dos intuitos do cineclube. Além disso, a novidade desta segunda sessão são as atrações da programação prévia, todas elas resultantes de iniciativas da própria comunidade”, explica a produtora executiva do cineclube, Fernanda Ozório.

O cineclube é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome remete também às lanternas utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro, o coletivo realizou um festival de filmes no bairro.

O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Música autoral

A banda La Lestada fará seu show de estreia com músicas originais que vão de política a amores platônicos, misturando estilos como brega, lambada, forró e nova MPB. Formada pela cantora e compositora Yalis (@yalis____), pelo cantor, compositor e instrumentista Beto Richetti (@maisumroberto) e pelo baixista Jules (@julianopfz), a banda planeja a gravação de seu primeiro EP ainda para esse ano.

SINOPSES

Novembrada (1998, 20min)

Em novembro de 1979, um protesto de estudantes universitários contra a presença do Presidente da República transforma o centro da ilha de Santa Catarina em um campo de batalha.

Desterro (1992, 17 min)

Desterro aborda a repressão praticada contra a população de Desterro, nome da antiga capital catarinense, em 1894, após a Revolução Federalista no sul do país. A partir do drama existencial de dois personagens secundários da história oficial, é denunciada a violência e a execução sumária dos principais líderes políticos de Santa Catarina, ocorrida na Fortaleza de Anhatomirim.

SERVIÇO

CINE Lanterna Mágica - exibição de "Novembrada” e “Desterro”

Quando: 13 de agosto (14h: programação prévia; 19h: filmes) 

Onde: Escritório na Praia Bar (rua Baldicero Filomeno, 7873).

Quanto: gratuito 

Classificação: livre









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade