img

Florianópolis, 23/04/2024




TURISMO

Alta temporada em Bonito MS: ecoturismo, muitos turistas e grande movimentação da economia local

Publicado em 20/07/2022


Alta temporada em Bonito MS: ecoturismo, muitos turistas e grande movimentação da economia local



Quem não conhece Bonito, no Mato Grosso do Sul, capital do ecoturismo no Brasil, não tem ideia de como esse paraíso natural movimenta a economia da região.

O ecoturismo, em Bonito, atrai milhares de turistas anualmente, para esse paraíso da natureza. De fato, números mostram que só em 2020, quando o país ainda tinha restrições devido à pandemia, Bonito recebeu cerca de 145.219 turistas. 

Em 2021, esse número foi ainda maior, com 205.460 turistas visando a região de Bonito e todas as suas atrações, ligadas ao ecoturismo. 

A alta temporada em Bonito envolve não somente as férias escolares, como também os diversos feriados espalhados durante o ano no Brasil. 

Outro fator interessante é que mesmo durante a baixa temporada, Bonito ainda oferece diversas atrações, que podem ser aproveitadas quando há menos turistas na região. 

Com isso, Bonito atrai turistas e movimenta a economia local, até em períodos de baixa temporada. 

  1. Alta temporada em Bonito 

Os meses de janeiro, fevereiro até março, com a chegada do Carnaval, já demonstram como é a alta temporada em Bonito. De fato, a alta temporada coincide com as férias escolares e feriados. 

Nesse período, a região fica lotada de turistas e o clima também ajuda: os meses mais quentes em Bonito são entre outubro e março. 

Assim, a temperatura média anual em Bonito é de 20ºC, ou seja, um clima bastante ameno e gostoso durante praticamente todo o ano. A baixa temporada é de fevereiro a novembro, quando Bonito recebe menos turistas, excluindo-se os feriados. 

Já entre os meses de maio e setembro, a temperatura costuma ser mais baixa, o que também caracteriza a baixa temporada, embora nesses meses, os períodos de feriados emendados e férias escolares de julho também apresentam maior fluxo de turistas na região. 

  1. Período de chuvas 

Bonito é caracterizado por ter estações bem definidas: há um período mais seco e o período de chuvas. O período de chuvas é o período do verão. Já a estação mais seca coincide com temperaturas mais baixas. 

Por outro lado, com as temperaturas mais baixas, a chance de pegar dias chuvosos também diminui. Por isso, se você pretende fazer trilhas ou atividades nas quais as chuvas podem atrapalhar, vale a pena considerar o período de temperatura mais baixa para visitar Bonito. 

  1. Passeios cancelados 

Uma informação é essencial para quem deseja ir para Bonito em períodos de chuvas: alguns passeios podem ser cancelados, devido aos temporais. 

Outra informação importante: a Lagoa Misteriosa, por exemplo, fica interditada no período de outubro a abril, quando sua visibilidade fica bem baixa. 

  1. Movimentação da economia de Bonito 

Bonito possui pouco mais de 22 mil habitantes. O PIB de Bonito é de aproximadamente R$ 793 milhões. Desse valor, pouco mais de 46% vem dos serviços, ou seja, a região é fortemente dependente do turismo. 

Inclusive, com a chegada de turistas na região, tanto na alta quanto na baixa temporada, Bonito recebe injeção de verbas, ajudando a manter a economia local. 

Assim, o valor arrecadado per capta por Bonito, devido ao turismo, é superior ao de Corumbá, por exemplo. 

Bonito possui pouco mais de 5 mil empregos com carteira assinada, sendo a maioria voltada ao setor agropecuário e de serviços. Só na região, em 2021, foram registradas 108 novas empresas, demonstrando o potencial de crescimento da região. 

Outro detalhe interessante sobre Bonito é que sua concentração de renda entre as classes econômicas é relativamente superior à média do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Assim, pode-se perceber a importância do turismo na economia local de Bonito e também do estado de Mato Grosso do Sul.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...