img

ECONOMIA

Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

Publicado em 28/06/2022

Texto: Imara Stallbaum
Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press
Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.


E seu foco foram as goiabas serranas produzidas no local desde 2011. Para tanto, propôs ao marido, Adriano Costa, 49 anos, que dali em diante só ele cuidaria do pomar que tem 850 pés espalhados em um hectare. Já ela, passaria a se dedicar à transformação das frutas menores, sem valor comercial, em deliciosas receitas culinárias e cosméticos.

A decisão resultou na criação de quase duas dezenas de produtos à base da polpa da goiaba, da casca e da parte branca da fruta, todos inéditos no mercado e sempre testados em casa, pelo marido e os três filhos do casal: picolés, sorvetes, compotas, queijos, pão sem ovos e leite, cerveja feita por uma empresa parceira de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, na divisa com São Joaquim. Também surgiram musse, brigadeiro, geleia, compota e chutney, o molho agridoce de origem indiana e, em parceria com um jovem empresário de Balneário Camboriú, sabonete líquido e creme para as mãos.

Além da goiaba serrana o sítio Zaga Costa acomoda em seus 130 hectares um parreiral de uva cabernet sauvignon (entregue a uma vinícola para fabricação de vinho), gado de corte e um pomar de maçã Fuji.

Goiaba serrana, um tesouro da natureza

*É parente da pitangueira da guabiroba, da jabuticabeira, do araçá e conhecida como goiaba-do-campo, goiaba-do-mato, goiaba-serrana e goiaba feijoa. A árvore é de pequeno porte e lembra uma oliveira e um limoeiro.

*A polpa é a única parte consumida in natura. Ela é gelatinosa, de cor gelo, aroma muito intenso e sabor doce-acidulado.

*As pétalas de suas flores são comestíveis.

Em grande parte, o sucesso da iniciativa de Sabrina deveu-se ao que ela já havia apreendido sobre o processamento da maçã Fuji, em aulas oferecidas pela Cooperativa da Mulher Serrana (Coopermuse), da qual é associada. Além disso, o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) foi importante na transformação desta mulher tão paradoxal: como empresária urbana, representa a quarta geração da família de Léa Dutra, sua avó, a administrar o negócio. Já no universo da goiaba serrana ela se consagra como a primeira produtora rural a testar, com sucesso, ainda que em fase experimental, as vantagens econômicas do processamento da fruta.

Por certo, não fosse a pesquisa agropecuária realizada pela Secretaria da Agricultura  e da Pesca, através da Epagri ao longo de décadas, hoje a goiaba serrana ainda seria encontrada apenas nas matas da Serra catarinense. Mas o órgão conseguiu “domesticar” a goiabeira-serrana criando pelo menos cinco cultivares dela para serem distribuídos aos produtores rurais interessados.

Graças aos esforços, que incluem estudos da Udesc e da UFSC, a empresa Goiabas Adrina, formada pela junção dos nomes Adriano e Sabrina, está comemorando antecipadamente uma excelente safra, cuja colheita ocorre entre março e abril. Ao todo deverão ser colhidas 10 toneladas. As unidades maiores acomodadas em caixas com três quilos a R$ 50,00 a caixa, serão m sua maioria adquiridas por médicos. Mais do que ninguém, eles conhecem a importância da serrana para a saúde e o fato de que as frutas menores, aquelas que acabam processadas por Sabrina, continuam mantendo o valor nutritivo e os benefícios.

Alguns de seus benefícios

  • Fortalece a imunidade porque é rica em vitamina C.
  • Constitui-se em um potente anti-inflamatório natural e antidepressivo.
  • Melhora a saúde e aparência da pele pelo fato de ser rica em vitamina C, zinco e a vitamina E.
  • Rica em antioxidantes, combate a ação dos radicais livres, responsáveis pela aceleração do processo de envelhecimento. Também ajuda a prevenir câncer.
  • Por se tratar de uma grande fonte de iodo previne distúrbios da tireoide.


Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press
Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana



Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press
Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana






Inova+Ação apresenta programação completa deste ano em Florianópolis

09/08 | Tecnologia
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento terá mais de 11 horas de conteúdo com foco na transformação, network e experiência do cliente

Figueirense empara com o Botafogo/PB e garante classificação para próxima fase

09/08 | Esportes
Figueirense e Botafogo-PB empataram por 1×1 na noite desta segunda-feira (08) no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Audiência Pública Final do Plano Diretor de Florianópolis tem recorde de participação popular

09/08 | Cidades
O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.

Carregamento com 100 kg de maconha é interceptado pela PRF no sul catarinense

09/08 | Policia
Na tarde desta segunda-feira (8), na BR 101 em Araranguá, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 100 quilos de maconha durante abordagem a automóvel. 

Tabletes de maconha são apreendidos após perseguição de 25 km na BR-101 em Imbituba

09/08 | Policia
Na madrugada no último sábado (06), em ação conjunta entre PRF e Polícia Militar, foram apreendidos 20 kg de maconha na BR-101, em Imbituba.

Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

09/08 | Policia
As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros levados ao depósito da Receita Federal de Chapecó.

A tecnologia Blockchain está mudando o setor de apostas online

09/08 | Tecnologia
Muitas pessoas já ouviram falar da tecnologia blockchain, mas poucas sabem exatamente o que está por trás dela. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin.

Campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

08/08 | Comunidade
Está dada a largada para mais uma grande mobilização em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil!

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

08/08 | Economia
A bolsa de valores subiu quase 2%, impulsionada por ações da Petrobras e pela divulgação de lucros de empresas.

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

08/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

08/08 | Cultura
O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Bar de Florianópolis aposta em chás alcoólicos como tendência da estação

08/08 | Variedades
Leves, porém intensos, os chás alcoólicos são os queridinhos nas grandes metrópoles e no Balako Bar, localizado no Sul da Ilha, conquistam cada vez mais adeptos.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade