img

Florianópolis, 19/04/2024




VARIEDADES

Cinema e hip hop: vem aí a 4ª Mostra Brasil de Cinema com filmes nacionais recém-lançados, debates e oficinas

Publicado em 27/06/2022


Cinema e hip hop: vem aí a 4ª Mostra Brasil de Cinema com filmes nacionais recém-lançados, debates e oficinas



De 13 a 16 de Julho, a programação é toda aberta ao público e gratuita, na praça Bento Silvério; inscrições já abertas para as oficinas, com vagas limitadas

Vem aí a 4ª Mostra Brasil de Cinema, de  13 a 16 de Julho de 2022, um evento que coloca o audiovisual brasileiro e a cultura hip hop no centro das atenções em Florianópolis. Com exibição de filmes nacionais recém-lançados, debates com a presença de nomes como Aldri  Anunciação, roteirista do filme “Medida Provisória”, e Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta”, e oficinas de cinema, circo e hip hop - já com inscrições abertas pelo http://mostrabrasildecinema.com.br . A Mostra será realizada na praça Bento Silvério, Lagoa das Conceição, aberta ao público e gratuita.

A Mostra Brasil de Cinema tem como objetivo principal a formação de novos públicos para o cinema nacional. Além disso, quer contribuir para a quebra de invisibilidade imposta à juventude.

“Buscamos proporcionar espaço para a afirmação do jovem como sujeito de sua própria história, criador de cultura, produtor de conhecimento e protagonista de um modelo de desenvolvimento, centrado no ser humano”, afirma Claudio Rio, diretor da Mostra.

Nos quatro dias de programação, serão exibidos quatro longas-metragens nacionais, entre eles “Medida Provisória”, com direção de Lázaro Ramos e elenco 100% formado por atores e atrizes negras, atualmente em exibição no circuito comercial; e A “Última Floresta”, com direção de  Luiz Bolognesi,  sobre o drama da grande nação yanomami a partir do  olhar do seu líder e Xamã - produção de extrema relevância no momento atual, pela luta dos povos originários e quando o mundo acompanha notícias sobre a morte de ativistas indígenas na Floresta Amazônica. 

Estão na programação também “Chorão - o Marginal Alado” (2021),  com direção de Felipe Novaes, um documentário biográfico sobre o músico brasileiro e sua contribuição para o rock e para a cena underground; e “Marighella”, com direção de  Wagner Moura,  que conta a história dos últimos anos do guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

A quarta edição da Mostra Brasil de Cinema é financiada com recurso público do 9º Edital de Apoio ao Audiovisual Armando Carreirão 2019/2020, da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cinema; e do Prêmio Catarinense de Cinema 2021, da Fundação Catarinense de Cultura,  Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina e da Lei Aldir Blanc da Secretaria Especial de Cultura,  Ministério do Turismo e Governo do Brasil.

Debates com referências do cinema nacional 

Após cada sessão de cinema, vai ter debate com nomes de peso do cinema nacional. Destaque para a participação de Aldri  Anunciação, roteirista do filme “Medida Provisória“ e criador do texto da peça teatral que deu origem ao longa; para o cineasta  Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta“; e para Matias Lovro, montador e co-roteirista de “Chorão: Marginal Alado". 

É presença confirmada também no debate após sessão do filme “A Última Floresta”, a escritora, poeta e professora Eliane Potiguara e a liderança indígena Mbya Guarani da terra indígena Morro dos Cavalos – Palhoça SC Kerexu Yxapyry. 

Oficinas com inscrições abertas 

Durante a Mostra, paralelas às exibições e debates, serão realizadas três oficinas: de Cinema com Jeferson De (SP); de Hip hop com Fernandinho Beat Box (SP) e Pelezinho (SP); e de Circo com Circus Fever (SC), sempre das 15h às 17h. 

Com uma abordagem educativa e inclusiva, têm como objetivo apoiar a formação integral e crítica dos jovens, indo para além da fundamentação técnica, priorizando aspectos como cooperação, participação, solidariedade e  criatividade, baseada numa proposta construtivista. 

 As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições, gratuitas, pelo http://mostrabrasildecinema.com.br .

Encerramento com Cores de Aidê 

O encerramento da Mostra, no dia 16 de julho, terá o show de Cores de Aidê, já conhecido em Florianópolis. O grupo agrega mulheres diversas em seus percursos, estéticas, vivências e gerações por meio da percussão, fazendo-as convergir na compreensão da potência artística e política do samba reggae e na construção coletiva da identidade conceitual, das composições autorais do repertório, figurino, coreografia e arranjos de vozes. A banda busca emancipar as mulheres, fortalecendo a autoestima e a compreensão identitária, bem como ressignificar corpos pela música e pela dança afro-brasileira. E reforçar que as mulheres podem e devem estar onde quiserem.

O espetáculo valoriza a diversidade e o protagonismo feminino, com canções autorais e referências em grandes artistas do samba-reggae, como Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Didá, Muzenza, entre outros. No palco, o grupo conta com um conjunto percussivo composto por instrumentos de fundo, repique, caixa/tarol, surdo marcação, surdo contra-tempo e xequerê que, por meio de levadas rítmicas, sustentam as canções.

Programação 
4ª Mostra Brasil de Cinema-  13 a 16/7
Praça Bento Silvério / Casa das Máquinas / Lona Cultural

13 de julho - quarta-feira

15h às 17h
Oficina de Cinema com Jeferson De(SP)
Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)
Oficina de Hip Hop com Fernandinho Beat Box (SP)

19h às 20h35 
Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem Medida Provisória (2022), direção de Lázaro Ramos / 1h 34 min / Drama

20h35 às 22h
Debate sobre o filme com Aldri Anunciação (BA) e convidados


14 de julho - quinta-feira

15h às 17h
Oficina de Cinema com Jeferson De (SP)
Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)
Oficina de Hip Hop com Fernandinho Beat Box (SP)

19h às 20h35 
Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem A Última Floresta (2021), direção de  Luiz Bolognesi / 74 min/ documentário

20h35 às 22h
Debate sobre o filme com Luiz Bolognesi e Eliane Potiguara e convidados 

15 de julho - sexta-feira

15h às 17h
Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)
Oficina de Hip Hop com Pelezinho (SP)

19h às 20h35 
Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem Marginal Alado, direção de Felipe Novaes/ 1h15 min/ documentário

20h35 às 22h
Debate sobre o filme com montador e co-roteirista do longa Matias Lovro e convidados 


16 de julho - sábado

15h às 17h
Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)
Oficina de Hip Hop com Pelezinho (SP)

19h às 20h35 
Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem Marighella (2021), direção de  Wagner Moura  / 2h35 min/ Drama/Ação 

20h35 às 22h
Debate sobre o filme com convidados 

20h30
Show de encerramento com Cores de Aidê









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade