img

Florianópolis, 23/04/2024




POLITICA

SC inicia nesta quarta-feira o maior congresso preparatório às eleições 2022

Publicado em 17/05/2022


SC inicia nesta quarta-feira o maior congresso preparatório às eleições 2022



O maior evento de aperfeiçoamento preparatório às eleições deste ano inicia nesta quarta-feira (18/5), às 19h, na sede da OAB/SC em Florianópolis, e prosseguirá até sexta-feira (20/5), reunindo 25 painelistas de todo o Brasil, em formato com participação presencial e on-line.

O 8° Congresso Catarinense de Direito Eleitoral é voltado aos operadores jurídicos que atuam na área e vai debater temas atuais como inovação e tecnologias aplicadas às campanhas eleitorais, propaganda eleitoral na internet e combate à desinformação. As inscrições, com vagas ainda para a participação virtual, ainda podem ser feitas no link http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2149.


A saudação de abertura terá a participação virtual do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e palestra de abertura com a Juíza Auxiliar da Presidência do TSE, Flávia da Costa Viana, e com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, que é advogada. A mesa terá a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional, Cláudia Bressan, e será presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Leopoldo Brüggemann. O evento é realizado pela OAB/SC, TRE/SC, Escola do Legislativo e Conselho Regional de Contabilidade.

“Com sua participação neste evento, a OAB/SC reafirma o seu compromisso institucional com a cidadania, levando informação de qualidade e debatendo temas que irão impactar diretamente no pleito eleitoral deste ano, contribuindo também para maior lisura no processo eleitoral”, destaca a presidente da Seccional, lembrando que a instituição também mantém parceria com o TRE/SC em campanhas, como a recentemente realizada para estimular o voto dos eleitores jovens, que resultaram na emissão de 73,2 mil novos títulos eleitorais para catarinenses com 16 e 17 anos. “São iniciativas com caráter apartidário e cívico, que contribuem para o aperfeiçoamento da democracia”, complementa Cláudia.

A presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC destaca ainda a importância das atualizações e debates por conta das constantes mudanças na área. “A legislação eleitoral é muito dinâmica, e além disso o avanço da tecnologia e o uso massivo de ferramentas virtuais, como redes sociais e aplicativos de mensagens, impactam substancialmente em questões jurídicas, como a propaganda eleitoral, por exemplo. Um evento deste porte antecipa os debates e proporciona um melhor entendimento sobre as responsabilidades e limitações aos candidatos e partidos, e ainda dos atores da justiça eleitoral”, explica Cláudia Bressan.

Além da palestra de abertura, o congresso terá ainda nove painéis, com os temas: “Gênero e Participação Política de Minorias: contagem em dobro do Fundo Partidário”, “Partidos Políticos: Democracia interna, fidelidade partidária e responsabilização”, “Inelegibilidade e as limitações ao direito de candidatura”, “Financiamento de Campanha, Prestação de Contas e ‘Caixa 2’”, “Inovação e novas tecnologias aplicadas às campanhas eleitorais”, “Aspectos polêmicos e atuais do Direito Eleitoral”, “Ilícitos eleitorais: devido processo eleitoral, segurança jurídica e tipicidade de condutas sancionáveis”, “Propaganda eleitoral (pré-campanha/campanha) e polifonia democrática: entre o excesso de regulação e a necessidade de refrear abusos”, e “Propaganda eleitoral na internet: Fake News e combate à desinformação”.

8° CONGRESSO CATARINENSE DE DIREITO ELEITORAL
Data:
 18 a 20 de maio
Onde: auditório da OAB/SC - Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860 - Agronômica, Florianópolis









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade