img

CIDADES

Prefeitura de Florianópolis inicia Operação Frio Intenso

Publicado em 16/05/2022

Prefeitura de Florianópolis inicia Operação Frio Intenso

O boletim meteorológico, emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, informa sobre temperaturas de menos de 10°C nos próximos dias.


Diante do alerta, equipes das Secretarias de Segurança Pública e Assistência Social, junto à Fundação Somar, organizam um reforço nas ações de abordagem e acolhimento a pessoas em situação de rua. A Passarela da Cidadania irá ampliar o atendimento com vagas extras no abrigo. O hotel credenciado da Prefeitura também abrirá vagas emergenciais. A Somar Floripa continua arrecadando cobertores na campanha de Inverno e, caso necessário, fará a doação de itens para pessoas em vulnerabilidade social ou mesmo para a passarela. 

A Defesa Civil de Florianópolis reforça a orientação quanto à população mais vulnerável como pessoas doentes, pessoas em situação de rua, idosos e crianças. Também devem ser intensificadas as medidas de prevenção às doenças respiratórias como manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos e evitar tocar o olhos, nariz e boca. Animais domésticos não devem ser mantidos em locais abertos neste período. 

Quando a temperatura baixa de 10°C, as equipes já começam a agir. Combinada com a previsão de fortes ventos, a sensação térmica pode ser de frio ainda maior. Por isso o alerta para o cuidado especial com crianças, idosos, doentes e animais de estimação. Em paralelo, a assistência social e a Fundação Somar atuam para amenizar o frio de pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz o prefeito Topázio Neto.

Atenção especial às pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, colocará em funcionamento uma força-tarefa para abordagem e acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua.

A ação, que ocorre das 19h às 22h, vai percorrer as ruas da região central, área onde há demanda expressiva para o serviço. Nas demais regiões da cidade, o serviço será prestado pelas equipes do Resgate Social, que podem ser acionadas pelo telefone (48) 99182-6870. 

Todos os abordados que aceitarem ser acolhidos, serão encaminhados à Passarela da Cidadania, onde 50 vagas serão oferecidas em caráter emergencial. 

Ao serem acolhidas, as pessoas acessam o serviço, que disponibiliza, além do pernoite, alimentação, local para higiene pessoal e doação de roupa.

O cronograma de ações da força-tarefa, que inicia nesta segunda-feira, 16 de maio, será atualizado durante a semana, de acordo com as orientações da Defesa Civil do município.


Boletim Defesa Civil SC

De acordo com o boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, as baixas temperaturas ocorrem por conta de uma massa de ar seco e frio no estado. As mínimas apontadas pelo boletim devem ser registradas no amanhecer dos dias 17 a 21 de maio, que variam entre 7ºC e 11ºC:

  • 17/05 07°C
  • 18/05 09°C
  • 19/05 11°C
  • 20/05 07°C
  • 21/05 08°C
  • 22/05 09°C





Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade