img

CIDADES

Força-tarefa está nas ruas para recuperar os danos causados pelas chuvas em Florianópolis

Publicado em 05/05/2022

Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press
Força-tarefa está nas ruas para recuperar os danos causados pelas chuvas em Florianópolis

Diversos locais tiveram estrutura ou manutenção afetadas pelo volume de água. Nos últimos três dias foram registrados 255 mm de volume de chuva. 




Por: Paulo Luis Cordeiro

Após a diminuição das chuvas que foram registradas desde segunda-feira na Capital, a Prefeitura de Florianópolis deu início na manhã desta quinta-feira, 5 de maio, à segunda fase da força-tarefa para recuperar os pontos afetados da cidade.

A Defesa Civil Municipal acompanhou uma ocorrência na última madrugada por conta de uma embarcação tombada com o vento. Durante o dia de hoje, está nos locais onde ocorreram desastres como deslizamentos para averiguar novamente os riscos. 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura deu início nesta manhã à operação tapa-buraco e a Prefeitura também está trabalhando em pontos que sofreram danos mais críticos, como reparos de drenagem, buracos maiores, pavimento e limpeza de ruas.

Foram registradas 19 ocorrências envolvendo quedas de árvores, sendo nove atendidas pelo Corpo de Bombeiros e dez pela Floram. Ainda estão sendo monitorados locais com árvores que apresentam risco de queda, levando em consideração a previsão de ventos fortes. 

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, afirma que a resposta rápida da Prefeitura aos casos é resultado de uma boa organização da equipe: “Antes mesmo da chuva causar qualquer dano, já estávamos realizando uma reunião de previsão de impactos e buscando soluções prévias e deixando equipes a postos para responder rapidamente a qualquer ocorrência”.

Estragos pelo Estado

Após visitar as áreas atingidas pelas chuvas em Rio do Sul durante a manhã, o governador Carlos Moisés esteve em Tubarão no começo da tarde desta quinta-feira, 5, para sobrevoar as áreas afetadas. O Sul e o Vale do Itajaí foram as regiões mais atingidas por conta do alto volume pluviométrico que caiu sobre Santa Catarina desde segunda-feira."O Estado está apoiando todos os atingidos desde o início desta crise, com todas as suas instituições. Viemos aqui para estender a mão do Governo para esta cidade tão importante para Santa Catarina. É um momento delicado, mas temos a convicção de que tudo será reestabelecido com a ajuda de todos. A prefeitura foi muito importante nesse processo. O momento é de união de forças", disse o governador na reunião.

Várias rodovias estaduais de Santa Catarina registram trechos de interrupção total ou parcial em função das chuvas. As equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) atuam para liberação dos trechos e alertam para o risco de mais deslizamentos em função do solo molhado.

  • SC-108 - Situação de atenção, várias barreiras caindo no local. Trecho: Rancho Queimado a Anitápolis.
  • SC-410, no km 19, em Canelinha. Tráfego de veículos interditado até sexta-feira, 6, para a realização dos serviços de desobstrução da drenagem pluvial que corta a rodovia.


Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press
Força-tarefa está nas ruas para recuperar os danos causados pelas chuvas em Florianópolis



Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press
Força-tarefa está nas ruas para recuperar os danos causados pelas chuvas em Florianópolis






Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade