img

TURISMO

Calendário com mais de 2,5 mil feiras aquece o setor de viagens corporativas em 2022

Publicado em 28/04/2022

Calendário com mais de 2,5 mil feiras aquece o setor de viagens corporativas em 2022

Um levantamento do Portal Feiras do Brasil, especializado em mapear feiras de negócios das mais variadas atividades econômicas, mostra que, depois de dois anos de eventos represados, elas começam a ser retomadas em 2022. Até o final do ano, serão 2,5 mil feiras desse tipo em todo o país ? absoluta maioria presencial (em torno de 90%).


O aquecimento do turismo de eventos já é percebido pela cadeia produtiva do setor de viagens corporativas. É o caso da travel tech Onfly, que presta a empresas o serviço de gestão (cem por cento digital) das viagens de seus respectivos colaboradores. De acordo com um dos sócios e CEO da startup, Marcelo Linhares, os efeitos dessa retomada já são perceptíveis.

“Tivemos, em março de 2022, o melhor mês da nossa história, com um volume de valores transacionais nove vezes maior que o do período pré-pandemia”, afirma o executivo. “E boa parte desse volume veio de empresas que estão comprando passagens e hospedagem em hotéis para seus colaboradores participarem de eventos.”

De fato, de acordo com o levantamento do Feiras Brasil, março aparece como o mês com maior quantidade de eventos – 351 no total. Somando-se a 114 de janeiro e 200 de fevereiro, o primeiro trimestre registrou 698 eventos. Ou seja, ainda há outros quase 1,8 mil para serem realizados até o final de 2022.

Segundo Linhares, há dois complicadores internos, para a cadeia produtiva de viagens corporativas e do turismo de modo geral: o encarecimento das passagens de avião e a falta de vagas em hotéis para dar conta da demanda represada. Isso sem falar na conjuntura externa, marcada principalmente pela guerra na Ucrânia.

Um estudo da Kayak, empresa especializada em busca de viagens, constatou que entre janeiro e março deste ano o preço médio das passagens aéreas subiu 62%. Segundo a empresa, um dos motivos do encarecimento está exatamente no aumento da procura por viagens à medida que os indicadores da pandemia de Covid-19 foram melhorando, depois de uma onda na virada do ano.

Mas, além deste fator, estão os reajustes do querosene da aviação, consequência dos repasses, pela Petrobras, das altas no valor do petróleo. Situação que deve perdurar – inclusive em consequência do conflito internacional, observa Linhares. 

Como o serviço prestado pela travel tech é de gerir todas as viagens das empresas através de uma plataforma digital, o cotidiano da Onfly tem sido marcado pelo enfrentamento desses obstáculos. “Entregas as melhores opções de transporte e de hospedagem tem tido esse desafio extra, o de lidar com a alta das passagens e as dificuldades para se encontrar disponibilidade de hospedagem em alguns lugares”, cita Linhares.

Diante do cenário de retomada das feiras e eventos de negócios, a Onfly confirma previsão do início do ano de triplicar em 2022 o número de clientes recorrentes da startup, que tem sede em Belo Horizonte e presta serviços a empresas de todo o país, das mais diversas atividades econômicas. “Terminamos 2021 com 300 clientes recorrentes; a meta é chegar a 900 neste ano”, assinala o CEO.





Inova+Ação apresenta programação completa deste ano em Florianópolis

09/08 | Tecnologia
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento terá mais de 11 horas de conteúdo com foco na transformação, network e experiência do cliente

Figueirense empara com o Botafogo/PB e garante classificação para próxima fase

09/08 | Esportes
Figueirense e Botafogo-PB empataram por 1×1 na noite desta segunda-feira (08) no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Audiência Pública Final do Plano Diretor de Florianópolis tem recorde de participação popular

09/08 | Cidades
O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.

Carregamento com 100 kg de maconha é interceptado pela PRF no sul catarinense

09/08 | Policia
Na tarde desta segunda-feira (8), na BR 101 em Araranguá, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 100 quilos de maconha durante abordagem a automóvel. 

Tabletes de maconha são apreendidos após perseguição de 25 km na BR-101 em Imbituba

09/08 | Policia
Na madrugada no último sábado (06), em ação conjunta entre PRF e Polícia Militar, foram apreendidos 20 kg de maconha na BR-101, em Imbituba.

Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

09/08 | Policia
As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros levados ao depósito da Receita Federal de Chapecó.

A tecnologia Blockchain está mudando o setor de apostas online

09/08 | Tecnologia
Muitas pessoas já ouviram falar da tecnologia blockchain, mas poucas sabem exatamente o que está por trás dela. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin.

Campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

08/08 | Comunidade
Está dada a largada para mais uma grande mobilização em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil!

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

08/08 | Economia
A bolsa de valores subiu quase 2%, impulsionada por ações da Petrobras e pela divulgação de lucros de empresas.

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

08/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

08/08 | Cultura
O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Bar de Florianópolis aposta em chás alcoólicos como tendência da estação

08/08 | Variedades
Leves, porém intensos, os chás alcoólicos são os queridinhos nas grandes metrópoles e no Balako Bar, localizado no Sul da Ilha, conquistam cada vez mais adeptos.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade