img

Florianópolis, 19/04/2024




POLITICA

Vereadores mudam idade máxima para transporte turístico em Florianópolis

Publicado em 26/04/2022


CMF
Vereadores mudam idade máxima para transporte turístico em Florianópolis



Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (19) o Projeto de Lei Complementar 1811/2020 que altera a Lei Complementar 34/1999, que trata sobre o sistema de transporte coletivo de passageiros da capital.

A alteração busca aproximar as normas municipais às determinações federais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Atualmente, a legislação municipal estabelece uma idade máxima de 15 anos da frota turística. Já a ANTT prevê apenas que veículos com mais de 15 anos devem ser submetidos à inspeção técnica a cada seis meses, porque, com constantes manutenções e melhorias, o veículo pode ter condições de circular além do tempo previsto.

O vereador Jeferson Backer (PSDB) destaca o atraso da legislação municipal nesse sentido. "Se a gente for parar para observar, a lei estadual hoje já permite que esses ônibus sejam utilizados por vinte anos. A lei federal permite por 25 anos. Nós ainda estamos atrasados. Eu vejo nós deveríamos estar discutindo, hoje, a equiparação com a lei, no mínimo, estadual", aponta.

Com o PLC aprovado, a idade máxima da frota dos veículos usados para transporte turístico de passageiros será determinada por Decreto depois de serem feitos estudos e deliberações pelo Executivo e pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CONMURB), seguindo as normas federais editadas para a categoria. Mas independente da idade máxima estabelecida, qualquer veículo com mais de 15 anos de fabricação deverá ser inspecionado semestralmente, e caso esteja apto, poderá continuar circulando.

Para o vereador João Cobalchini (União Brasil), a discussão deve continuar para se pensar em outras futuras melhorias para a categoria. "Com certeza a gente vai voltar a discutir não só essa, mas outras melhorias legislativas que são aplicáveis ao caso. O que importa é a conservação do veículo, que esteja em condições de prestar um bom trabalho, que seja um trabalho de segurança e com qualidade", destacou o parlamentar.

Nesse sentido, a vereadora Manu Vieira (Novo) apontou o suavização do problema de mobilidade que a cidade enfrenta, se os veículos pudessem ser usados para mais de uma função. "Nós colocamos imposições diversas a uma categoria que foi penosamente castigada durante a pandemia. Por exemplo, vans que não podem fazer um trajeto diferente do estipulado para ela, ou seja, nós [o município], que temos um problema de mobilidade, não podemos dar múltiplas funções para um veículo que tem que ficar parado porque só pode exercer uma função", disse.

Com informações da CMF









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...