img

POLITICA

Vereadores mudam idade máxima para transporte turístico em Florianópolis

Publicado em 26/04/2022

CMF
Vereadores mudam idade máxima para transporte turístico em Florianópolis

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (19) o Projeto de Lei Complementar 1811/2020 que altera a Lei Complementar 34/1999, que trata sobre o sistema de transporte coletivo de passageiros da capital.


A alteração busca aproximar as normas municipais às determinações federais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Atualmente, a legislação municipal estabelece uma idade máxima de 15 anos da frota turística. Já a ANTT prevê apenas que veículos com mais de 15 anos devem ser submetidos à inspeção técnica a cada seis meses, porque, com constantes manutenções e melhorias, o veículo pode ter condições de circular além do tempo previsto.

O vereador Jeferson Backer (PSDB) destaca o atraso da legislação municipal nesse sentido. "Se a gente for parar para observar, a lei estadual hoje já permite que esses ônibus sejam utilizados por vinte anos. A lei federal permite por 25 anos. Nós ainda estamos atrasados. Eu vejo nós deveríamos estar discutindo, hoje, a equiparação com a lei, no mínimo, estadual", aponta.

Com o PLC aprovado, a idade máxima da frota dos veículos usados para transporte turístico de passageiros será determinada por Decreto depois de serem feitos estudos e deliberações pelo Executivo e pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CONMURB), seguindo as normas federais editadas para a categoria. Mas independente da idade máxima estabelecida, qualquer veículo com mais de 15 anos de fabricação deverá ser inspecionado semestralmente, e caso esteja apto, poderá continuar circulando.

Para o vereador João Cobalchini (União Brasil), a discussão deve continuar para se pensar em outras futuras melhorias para a categoria. "Com certeza a gente vai voltar a discutir não só essa, mas outras melhorias legislativas que são aplicáveis ao caso. O que importa é a conservação do veículo, que esteja em condições de prestar um bom trabalho, que seja um trabalho de segurança e com qualidade", destacou o parlamentar.

Nesse sentido, a vereadora Manu Vieira (Novo) apontou o suavização do problema de mobilidade que a cidade enfrenta, se os veículos pudessem ser usados para mais de uma função. "Nós colocamos imposições diversas a uma categoria que foi penosamente castigada durante a pandemia. Por exemplo, vans que não podem fazer um trajeto diferente do estipulado para ela, ou seja, nós [o município], que temos um problema de mobilidade, não podemos dar múltiplas funções para um veículo que tem que ficar parado porque só pode exercer uma função", disse.

Com informações da CMF





Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade