img

Florianópolis, 25/04/2024




TECNOLOGIA

Cresce a busca por DevOps em SC: confira o que é preciso para trabalhar nessa área

Publicado em 18/04/2022


Cresce a busca por DevOps em SC: confira o que é preciso para trabalhar nessa área



A demanda por profissionais no setor de tecnologia aumenta a cada ano.

Um levantamento realizado com mais de 400 empresas pela GeekHunter, referência em recrutamento de profissionais de TI, aponta que o mercado de tecnologia continua à frente de outros setores na oferta de empregos no Brasil. O estudo mostrou que o total de vagas abertas no setor de tecnologia da informação em 2020, por exemplo, teve um aumento de 310%. Já no primeiro semestre de 2021, os números seguiram em crescente, com 185% mais vagas que o registrado no mesmo período do ano anterior. E, de acordo com dados da Brasscom, mais de 795 mil postos de trabalho serão criados nessa área até 2025. 

Uma das posições que está em alta no setor é a de DevOps. O gerente de infraestrutura da BRy Tecnologia, Hendri Nogueira, explica que o aumento na busca por esse perfil acontece porque as empresas estão buscando uma integração maior entre as áreas de desenvolvimento e operação. “Quando falamos de DevOps, estamos falando não só de um cargo, mas de uma cultura. Isso porque esse profissional atua para tornar as equipes de desenvolvimento e operação mais integradas, usando um conjunto de metodologias e processos para romper barreiras entre os times”, conta Hendri. 

Por conta da responsabilidade do papel de DevOps, as empresas geralmente buscam profissionais plenos. Ainda de acordo com dados da GeekHunter, a procura por perfis plenos cresceu 344% em 2020. Para esse nível, Hendri explica que é necessário dominar um conjunto de ferramentas e habilidades. “Quando falamos de um profissional pleno ou sênior dentro dessa cultura DevOps, estamos falando de uma bagagem de conhecimentos técnicos. Para cada empresa, existem exigências específicas, porém alguns pontos são essenciais para trabalhar com isso independente do local”, comenta. Algumas caraterísticas técnicas essenciais são:

  • Experiência com sistema operacional Linux (Debian/Ubuntu ou RHEL/CentOS)

  • Experiência em provisionando infraestrutura como código e o uso de Ansible, Terraform;

  • Experiência em GitOps;

  • Experiência com AWS;

  • Experiência em ambientes de contêineres on premise e com infraestrutura como código;

  • Experiência com Git/GitLab.

Além das competências técnicas, as soft skills também são essenciais para quem busca uma carreira como DevOps. “No dia a dia, esse profissional pode precisar resolver desde uma demanda interna de SQL até um problema do ambiente de produção que o cliente reportou, por isso, o jogo de cintura é fundamental”, explica Hendri. Pela própria natureza da função, focado em integrar equipes e processos, é preciso ter um perfil integrador e comunicativo. “O mais importante é conseguir trabalhar em equipe e fazer uma boa gestão do conhecimento, documentando os processos e trocando com o time. Além disso, é necessário ter capacidade de priorização e foco sempre em prover o serviço de forma integrada, tendo uma visão completa dos projetos em que atua”, finaliza Hendri. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...