img

Florianópolis, 20/04/2024




MARKETING

Precificação de produtos: o que é e como fazer?

Publicado em 14/04/2022


Precificação de produtos: o que é e como fazer?



Uma das grandes falhas de qualquer pessoa que administra um negócio é fazer a precificação de produtos sem ter uma estratégia sólida e lógica por trás.

Precificar produtos ou serviços seguindo apenas no famoso “feeling”, é colocar sua margem de lucro em risco, tendo em vista que há um grande risco de você não considerar custos e despesas importantes que precisam ser custeadas pelas suas vendas.

É claro que a concorrência e o mercado precisam ser levados em consideração também, afinal, é preciso entender como sua concorrência está atuando. Porém, essa não pode ser a única base e está longe de ser a principal.

Precificar exige algumas técnicas práticas e conhecimentos que não dá para abrir mão. E é através disso que você vai conseguir provisionar sua receita, definir metas de médio e longo prazo e conseguir fazer sua empresa crescer de forma sustentável.

Então, se você quer entender um pouco mais sobre o tema e descobrir como colocar preço em seus produtos, este conteúdo é para você. Com ele você aprenderá a medir sua estratégia e dizer se ela está ou não dando certo.

O que é precificação?

Como você já deve imaginar, o conceito de precificação é bem simples. Precificar significa definir os preços de produtos e/ou serviços. No entanto, para isso ter uma base sólida e lógica por trás, é preciso considerar alguns critérios, como:

  • Custos para manter o negócio funcionando, como aluguel, água, luz, salários, impostos;

  • Padrões praticados pela concorrência;

  • Conhecimento do perfil do público-alvo e consumidores;

  • Lucro esperado por parte dos donos. 

É claro que isso não é tudo. O preço do seu produto ou serviço depende muito de alguns fatores de mercado também.

Por exemplo, se você presta um serviço onde o custo do deslocamento está inserido no preço, o aumento do combustível pode interferir diretamente na sua margem de lucro. Ou então, se a matéria-prima para fabricar seu produto está em falta no mercado, o preço para você comprar com certeza será mais alto do que em outros períodos do ano e isso precisa ser considerado na sua precificação, afinal, afeta diretamente os custos de produção.

Por que é importante precificar de forma correta?

Principalmente ao considerar os pontos levantados acima, fica ainda mais claro que não dá para precificar um produto por intuição.

Afinal, é da definição correta dos preços que você irá praticar que depende a subsistência do seu empreendimento. Um erro de cálculo pode te levar a prejuízos irreparáveis e, consequentemente, à falência.

Por isso, entende-se que a precificação é importante para: 

  • Reduzir o risco de se perder clientes por preços altos ou baixos demais – isso pode gerar dúvidas sobre a qualidade do seu produto ou serviço;

  • Ajudar no equilíbrio financeiro do negócio, tendo em vista que o lucro é definido a partir das vendas;

  • Contribuir para a competitividade da sua empresa, sem prejuízos;

  • Possibilitar que seu negócio crie estratégias de marketing inteligentes e eficazes para atingir o público-alvo de uma forma que seu valor seja incontestável. 

Como precificar um produto?

Com o conceito de precificação bem claro – e também a importância de saber precificar –, agora é hora de aprender um passo a passo para já colocar em prática na sua empresa.

  1. Mapeie todos os custos e despesas

Como anda o planejamento financeiro da sua empresa? Você sabe todos os custos que você tem para mantê-la funcionando? Ter este controle e conseguir acesso fácil a essas respostas é essencial antes de iniciar as estratégias de precificação.

Essa gestão financeira ajuda a entender e mapear desde despesas variáveis e fixas para, então, calcular o preço que você paga para produzir um produto ou prestar um serviço.

  1. Defina sua margem de lucro

Para chegar ao preço de venda ideal do seu produto ou serviço, é preciso entender qual a margem de lucro necessária para sua empresa crescer de forma sustentável.

O lucro nada mais é que a diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria, os custos e despesas existentes. Para entender mais sobre o lucro, não esqueça de definir qual seu ponto de equilíbrio antes mesmo de começar sua empresa.

Junto com a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio é ideal para precificar produtos ou serviços.

  1. Avalie o mercado

Lembra quando foi citado a importância de se conhecer o mercado? Pois é, esse conhecimento também faz parte de uma boa estratégia de precificação.

O preço de um produto deve ser compatível com as exigências do mercado e não muito distante daquilo que costuma ser praticado pelos concorrentes, com exceção de campanhas de marketing, onde é possível reduzir margem para alcançar novos clientes. Mas isso é outro ponto.

E lembre-se que seu concorrente também fará ações de marketing, então cuidado para não entrar numa guerra de preços permanente e ter sua margem prejudicada. Pode ser que ele tenha conseguido uma negociação de matéria-prima melhor que você, por isso está queimando margem.

  1. Use o markup como fórmula

O markup trata-se de um índice muito utilizado na hora de precificar um produto. Essa técnica permite equilibrar custos e lucro no mesmo cálculo.

Aqui, usa-se como base o custo de produção, tudo o que você gastou para produzir o item que será vendido, como a matéria-prima e a mão de obra, por exemplo. No caso de revenda, considere o custo da compra e do transporte.

A fórmula, então, fica da seguinte forma:

Markup = 100/100 - (Despesa Fixa + Despesa Variável + Margem de Lucro). 

Métricas para precificação

Após definir sua estratégia de precificação, é importante conseguir metrificar para saber se deu ou não certo; se foi ou não uma boa estratégia.

Para isso, considere analisar os dados dos seguintes resultados.

  • Capital de giro: este é o principal indicador que aponta a saúde financeira do negócio. Afinal, quanto mais dinheiro se tem em caixa para manter a empresa funcionando, maior é sua lucratividade. Considere se essa métrica tem aumentado após sua estratégia de precificação.

  • Rentabilidade: pode-se considerar que sua empresa é rentável quando o retorno financeiro supera o valor investido na compra de produtos ou execução dos serviços. Caso isso esteja acontecendo, pode ser um sinal de que sua precificação deu certo.

  • Margem de lucro: é a relação entre o lucro líquido e o valor das vendas em um determinado período do ano. Considere essa uma das principais métricas a serem acompanhadas no que diz respeito à precificação. É com isso que será possível identificar se a empresa está ou não lucrando.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade