img

Florianópolis, 24/04/2024




TECNOLOGIA

Redes Mesh vs. Repetidor de Wi-Fi: Qual é a diferença?

Publicado em 09/04/2022


Redes Mesh vs. Repetidor de Wi-Fi: Qual é a diferença?



O que você faz quando um único roteador não é forte o suficiente para fornecer um sinal Wi-Fi sólido em toda a sua casa? Antigamente, você tinha que mover seu roteador para um local mais central.

Com a invenção dos repetidores de Wi-Fi, o roteador centralizado tornou-se um problema menor para espalhar o sinal pela casa simplesmente estendendo o sinal original para mais longe.

No entanto, embora os repetidores possam ser uma ótima opção, eles vêm com algumas limitações. 

Além disso, a mais nova tecnologia chamada “Mesh” pode ser uma opção melhor para sua residência. Vamos analisar ambos para que você possa fazer sua escolha.

Rede única versus várias redes

Embora um "repetidor de rede" soe logicamente como um dispositivo que simplesmente estende sua rede existente, isso não é totalmente verdade.

Quando você configura um repetidor, ele cria o que equivale a outra rede, tornando a ideia de "extender" inválida já que, enquanto recebe seu sinal do roteador original, o extensor opera como uma entidade própria.

Portanto, embora pareça uma extensão da sua rede original porque compartilha o nome base, seus dispositivos pensam que é outra. Você pode questionar “Meu IP continua sendo o mesmo, certo?”. Sim, entretanto, a questão é que pode haver quedas no sinal de sua conexão conforme você se movimenta pelo ambiente. 

Com uma rede mesh, o sistema todo é uma rede, portanto, um telefone ou laptop não tem problemas de oscilação pois não está mudando de rede à medida que o dispositivo se move pela casa. Em vez disso, ele capta o mesmo sinal da fonte mais forte da rede, resultando em maiores velocidades. 

Limitações de distância

Onde está o seu roteador? Normalmente, é em uma parte distante da sua casa, perto de uma parede onde o cabo externo da Internet entra. Como resultado, um lado da casa recebe um sinal melhor do roteador original, daí a necessidade de repetidores ou rede mesh – mas quantos e onde?

Se você instalou três repetidores, por exemplo, seu Wi-Fi alcançará mais partes da sua casa, porém agora você também terá três redes diferentes.

No entanto, com a rede mesh, você pode alcançar o mesmo nível de cobertura com uma única rede que permite o movimento contínuo em toda a casa, porque os roteadores mesh conversam entre si constantemente como uma rede. 

Desvantagem da rede mesh

Com todos os benefícios fantásticos da rede mesh – e existem muitos – há uma desvantagem: o preço, muitas vezes custando três vezes o que você pagaria por um repetidor. 

Por outro lado, os repetidores são muito mais baratos porque possuem uma tecnologia mais antiga e não oferecem os níveis de desempenho fornecidos pela rede mesh. 

A boa notícia é que os preços das redes mesh estão caindo à medida que mais consumidores adotam a tecnologia.

Considerações finais

Não importa qual você escolha – mesh ou repetidor – o sinal Wi-Fi é tão bom quanto a conexão que você possuí. 

Por exemplo, se você está obtendo 100 MBPS de velocidade de download no roteador, o máximo que a rede sem fio pode produzir são os mesmos 100 MBPS. 

Certifique-se de que a velocidade da Internet que entra em sua casa seja forte antes de colocar a culpa na rede sem fio. Esse é um detalhe que muitas vezes é esquecido!









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...