img

Florianópolis, 18/04/2024




COMUNIDADE

CANCELADO: Curta o Parque volta a acontecer no Parque da Luz em Florianópolis

Publicado em 03/04/2022


Volo Filmes
CANCELADO: Curta o Parque volta a acontecer no Parque da Luz em Florianópolis



O evento Curta o Parque que aconteceria neste domingo, dia 3/4, no Parque da Luz, foi adiado em consequência da chuva . A nova data, ainda não definida, será divulgada nas redes sociais do projeto.

Nesta segunda edição, a programação contempla os adoradores de teatro, artes visuais, meditação e também quem quer conhecer mais sobre a história dessa área verde no coração da cidade. A partir das 14h30, tudo gratuito. Em caso de chuva o evento será transferido. 

“Entendemos que as atividades artísticas têm que acontecer também em espaços públicos e áreas verdes da cidade. Então criamos o Curta o Parque, junto à Associação Amigos do Parque da Luz, como forma de ativar aquele espaço da forma mais diversa possível através da arte e da cultura. Na primeira edição, em 2020, o foco foi a música, agora é o teatro e as artes visuais”, afirma Marina Tavares, da Studio de Ideias. 

No total serão quatro espetáculos de diferentes estilos. A Traço Cia de Teatro apresenta a “Palhaçada a la Carte”, na qual agentes altamente treinados colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade; 

a Metamorfose Cênica leva para o palco “O Pequeno Príncipe", peça baseada na obra de Antoine de Saint-Exupery;  e as atrizes Juliana Riechel e Jaqueline Cisne apresentam “Porto Tempestade: uma odisseia”, contação de história cuja o texto foi concebido a partir de pesquisas históricas do período de colonização da Ilha de Santa Catarina.  

Por fim, um convite à introspecção por meio do “Teatro Lambe-Lambe nas praças da cidade: para onde vão os insetos quando a chuva chega?”. Neste trabalho, a atriz Elis Mira, diante de uma caixa cenográfica equipada com cenário, iluminação, personagens e sonoplastia, coordena uma experiência teatral assistida por uma pessoa de cada vez, com duração em média de três minutos.

Arte para ver e fazer

Duas exposições de artes visuais irão inaugurar o novo espaço expositivo da sede da Associação Amigos do Parque da Luz - AAPLUZ. Uma delas contará a história do Parque da Luz por meio de fotos e materiais de arquivo que documentam a trajetória da Associação e do Parque ao longo dos anos. 

A segunda exposição, intitulada "Elementais da Luz", apresenta os trabalhos da artista Josiane Fonseca, que surge da relação com a natureza, com a Mãe Terra, com os elementais, todo esse conjunto que traduz a essência do parque e dá forma ao que vemos, sentimos e ouvimos.  As imagens desenvolvidas pela artista, concebidas de seres antropomorfos ligados ao sagrado da terra, contam o dia a dia deste espaço sui generis da Ilha. A curadoria é de Denilson Antonio e Márcio Fontoura.

Outra atração que promete chamar a atenção é o Ateliê Aberto com o Gabriel Tissier, artista queutiliza em seu trabalho galhos, raízes e troncos de madeira encontrados na praia. 

Oficinas estimulam criatividade e conexão 

Além de ver, será possível fazer arte na Oficina de Jogos Teatrais com Simone Bastos, que por meio  da interpretação de personagens lúdicos busca aflorar a criatividade e a imaginação em trabalho em grupo. 

Está na programação também a Oficina de Mandalas, com Raissa Rana Fuga, na qual o participante vivenciará um momento criativo e terapêutico através do contato com a natureza, além de aprender sobre a influência das cores nas nossas vidas.

Já na proposta da oficina “As viajantes do Zuvuya”, da Elo Vertical, as personagens Lamat e Cauac interagem com os pequenos grandes mestres do Planeta Terra - as crianças, por meio de dinâmicas que conectam yoga, circo, teatro, dança, meditação, brincadeiras e instrumentos vibracionais. As viajantes falam sobre suas aventuras por entre as dimensões e convidam as crianças a despertarem a sua própria magia ao conectar profundamente com o seu EU Mágico. Toda a experiência é oferecida com fones de ouvido silent disco e poderá ser vivenciada entre pais e filhos .

Caminhar, plantar e respirar 

Quem for curtir o evento poderá  participar do Walking Tour com o Guia Manezinho. No passeio guiado, o jornalista Rodrigo Stüpp  contará um pouco sobre a história do Parque da Luz, do seu entorno e da Ponte Hercílio Luz.

Outra forma de se conectar com essa área verde situada no coração da cidade será adotando uma muda de flor e plantando ela durante o evento. No espaço da AAPLUZ no Curta o Parque, voluntários irão conversar com interessados sobre o trabalho da Associação e estarão disponibilizando mudas a preços simbólicos com essa finalidade. 

 E para relaxar, trazer calma para o corpo e a mente, vai ter meditação com a instrutora Monie. O convite é levar sua toalha, canga, tapetinho e participar deste momento.

O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Hospital de Olhos de Florianópolis - HOF, do Cambirela Hotel e do Castelmar Hotel, parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade.

Curta o Parque - 3/4

Programação

 

14h30   

Abertura do Evento

Yoga e Meditação com a Instrutora Monie (30 minutos de duração)

*Ateliê ao Vivo - Gabriel Tissier (até 18h)

*Oficina Jogos teatrais – Simone Bastos (até 18h)

*Oficina Mandalas do Parque – Raíssa Rana Fuga (até 18h)

*Espaço AAPLUZ – Conheça o trabalho da associação e adote e plante uma muda de flor (até 18h)

3 horas da tarde.

Oficina Sensorial “As viajantes do Zuvuya” do Grupo Elo Vertical (1 hora de duração)

Para onde vão os Insetos quando a chuva chega? - Teatro Lambe-Lambe por Elis Mira (até às 17h)

Espaço Cultural Amigos do Parque: Exposição Elementais da Luz – Josiane Fonseca ||

Memorial Associação de Amigos do Parque da Luz (até 18h)

3:30 da tarde.

Walking Tour – Guia Manezinho 

16h

Espetáculo O Pequeno Príncipe – Cia de Teatro Metamorfose Cênica

17h

Espetáculo Palhaçada a La Carte – Traço Cia de Teatro

18h

Espetáculo Porto Tempestade: uma odisseia









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade