img

Florianópolis, 20/04/2024




POLITICA

Comissão da Mulher denuncia violência política de gênero na Câmara Municipal de Florianópolis

Publicado em 29/03/2022


Édio Hélio Ramos
Comissão da Mulher denuncia violência política de gênero na Câmara Municipal de Florianópolis



Em reunião extraordinária, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero aprovou na tarde desta segunda-feira (28) uma nota de repúdio contra o ato de ofensa do vereador Maikon Costa (PL), que se dirigiu à vereadora Priscila Fernandes (Podemos) com a frase: ?a senhora se reserve a sua insignificância?, na Sessão do último dia 21 de março.

“Não cabe mais isso aqui dentro e é por isso que a partir de hoje nós seremos mais rígidas e mais fortes cobrando o respeito a nós enquanto mulheres. Nós não viemos pra cá para florir a Câmara de Vereadores, para embelezar, a gente veio aqui pra trabalhar,” disse a vereadora Pri Fernandes, atual presidente da Comissão.

Em nome do partido, a vereadora Maryanne Mattos (PL) reprimiu os atos de violência que vêm acontecendo dentro da CMF e destacou a importância de se ampliar a discussão sobre violência política de gênero a partir da nota de repúdio. "Eu acho muito importante a gente frisar isso também como uma violência política de gênero. O PL é contra qualquer tipo de violência contra qualquer pessoa, mas contra as mulheres já é uma luta muito grande, e na política a gente faz essa mudança, e com essa atitude a gente vai conseguir mudar esse tipo de comportamento", disse.

O vereador Diácono Ricardo (PSD) reforçou a necessidade de se criar dentro da Câmara Municipal de Florianópolis a Procuradoria da Mulher, “que vai ser fundamental para dar ainda mais força”, afirmou, completando: “eu espero que esse posicionamento possa tocar o coração dos outros vereadores, e que haja unanimidade nesta Casa para que esse ato seja o último”.

Além da Procuradoria, a vereadora Cíntia Mendonça (Coletiva Bem Viver) mencionou a necessidade de reconhecer o colegiado como comissão de mérito para discussão de outros tipos de projetos. "Tem várias pautas que são transversais à vida das mulheres nesta cidade, como saúde, educação, assistência social, são as mulheres que mais estão sofrendo com a vulnerabilidade. Com toda essa crise socioeconômica, são as mulheres o maior número de desempregadas, então a gente também precisa avançar nisso”, salientando a participação ativa das mulheres na política.

Todos os vereadores membros da comissão que estiveram presentes no encontro votaram a favor da nota de repúdio, com exceção da vereadora Carla Ayres (PT), que não pôde comparecer devido a questões de agenda, mas que se manifestou favorável à nota. O documento segue agora para a Mesa Diretora para que sejam tomadas as devidas providências.



Com informações de ASCOM/CMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade