img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Fundação Cultural BADESC recebe exposição de artistas da Grande Florianópolis

Publicado em 14/02/2022


Foto: João Pedro Beckhauser
Fundação Cultural BADESC recebe exposição de artistas da Grande Florianópolis

Trabalho de Edson Macalini




A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis.

Pinturas, desenhos, fotografias, instalações, vídeo, perfomance, entre outras linguagens integram a exposição Topologias da Imaginação: Residência Artística Fundação Cultural BADESC. Em cartaz até 31 de março de 2022, a mostra gratuita reúne dez artistas residentes em Santa Catarina.

Cinco artistas participantes da mostra, que teve orientação de Alexandre Sequeira, Carolina Ramos, Eneléo Alcides e Rosângela Cherem, são da Grande Florianópolis: Ana Soukef, Daniel Leão, Edson Macalini, Estela Camillo e Mila Kichalowski.

A pesquisadora e fotógrafa Ana Soukef busca, através da aproximação e imersão nas histórias do Morro do Cambirela, localizado no município de Palhoça/SC, trazer neste projeto a montanha como um ser vivente. Para Ana, o trabalho é um convite para olhar e experimentar as diferentes peles que formam a montanha, unindo-nos àquilo que chamamos natureza. 

Já Daniel Leão, que é graduado em cinema e doutor em artes visuais, apresenta uma videoinstalação work in progress realizado com imagens de arquivo da Casa da Memória, da própria família e de participantes convidados, além de fragmentos de vídeos e trabalhos de outras artistas que já expuseram na Fundação. O título do trabalho é "Fagulhas - a manhã em que nos amávamos tanto".

Edson Macalini, que mora em Palhoça, na Grande Florianópolis, apresenta “Desenhos do Fogo”, trabalhos divididos em “I - Escritas do Fogo”, “II - Vestígios do Fogo” e “III - Desenhos fósseis”. Estes últimos são pseudofósseis, resultado da acumulação de resíduos de manganês carregados pela água nos espaços vazios de pedras vulcânicas.

“Os Pombos”, acrílica sobre tela, é um dos trabalhos apresentados por Estela Camillo na exposição.  A artista explica que apresenta como resultado da residência, pinturas em tela com o uso de tinta acrílica e que elas foram baseadas em recortes fotográficos registrados por ela ou de fotografias retiradas de jornais. Segundo Estela, a ideia é transmitir um estudo pictórico das imagens em questão.

Mila Kichalowski, é outra artista residente na Grande Florianópolis. Ela apresenta fotografias que evocam a presença de um pai que partiu e como a memória dele está presente no cotidiano dos filhos ainda crianças. Mila propõe uma reflexão sobre “o que enxergamos já não existe mais”.

Também participam da exposição: Diana Chiodelli (Chapecó), Felipe Coff (Blumenau), Flávia Scóz (Joinville), Jan M.O. (Joinville) e Mayara Voltolini (Brusque), também apresentam trabalhos.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.



Fundação Cultural BADESC recebe exposição de artistas da Grande Florianópolis

Trabalho de Daniel Leão



Fundação Cultural BADESC recebe exposição de artistas da Grande Florianópolis

Trabalho de Ana Soukef









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade