img

ECONOMIA

Empresa catarinense obtém liminar na justiça que poderá impactar comércio online em todo o Brasil

Publicado em 04/02/2022

Foto: Arquivo - Agência Brasil
Empresa catarinense obtém liminar na justiça que poderá impactar comércio online em todo o Brasil

A decisão impede o aumento da carga tributária ao proibir cobrança do DIFAL em 2022


Uma empresa de Blumenau conseguiu na Justiça uma liminar que pode ter reflexos para o comércio online em todo o Brasil. A ação corre em São Paulo e passa a ter efeito imediato naquele Estado, mas abre um precedente importante. Pela decisão, o diferencial de alíquota (DIFAL) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) será cobrado somente a partir de 2023.

Na prática, funciona assim: se você tem uma loja online de sapato, por exemplo, e vende para um consumidor que mora fora de Santa Catarina, o governo para onde a mercadoria chega recebe uma porcentagem do imposto. 

Os Estados já cobram este valor desde 2015, embora não houvesse uma lei complementar. Por isso, muitas empresas entraram na Justiça.

Ano passado, o Supremo decidiu que esta cobrança não poderia ser feita sem lei complementar. Então, em 4 de janeiro deste ano, o Governo Federal criou a Lei Complementar 190/2022, o que, segundo o entendimento de advogados tributaristas, representa a criação de um novo tributo ou um aumento da carga tributária. Assim, vários Estados, imediatamente, começaram a cobrar o imposto.

Acontece que o argumento central da empresa de Blumenau reside exatamente nisso: quando um novo imposto é criado ou quando existe um aumento de determinado imposto, ele somente poderá ser cobrado no ano seguinte à edição da lei. Ou seja, isso só poderia ocorrer em 2023.

O advogado da empresa catarinense, Karlos Antônio Souza Hernández, especialista em direito tributário e sócio do escritório Hernández & Coelho Advogados, com sede em Brusque, pontua que a cobrança do imposto já no ano de 2022 viola os princípios da anterioridade anual e nonagesimal.

“Consideramos ser inconstitucional a exigência de recolhimento do DIFAL no mesmo ano em que foi publicada a Lei Complementar que o disciplina, razão pela qual questionamos a cobrança na Justiça, que, assim como em alguns outros casos, concedeu a medida liminar beneficiando a empresa. Apesar de ser um tema bastante recente, algumas decisões semelhantes começam a ser proferidas em outros tribunais do país”.

A tese foi acolhida pela juíza Larissa Kruger Vatzco, da 12ª Vara de Fazenda, de São Paulo, que decidiu “suspender a exigibilidade do recolhimento da diferença de alíquotas de ICMS-DIFAL e seus consectários nas operações da impetrante que tenham como destinatário consumidor final não contribuinte do ICMS localizados no Estado de São Paulo, realizadas no curso do ano-calendário de 2022”.

 

Mandado de Segurança Cível (1004668-66.2022.8.26.0053) / Tribunal de Justiça de São Paulo





Inova+Ação apresenta programação completa deste ano em Florianópolis

09/08 | Tecnologia
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento terá mais de 11 horas de conteúdo com foco na transformação, network e experiência do cliente

Figueirense empara com o Botafogo/PB e garante classificação para próxima fase

09/08 | Esportes
Figueirense e Botafogo-PB empataram por 1×1 na noite desta segunda-feira (08) no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Audiência Pública Final do Plano Diretor de Florianópolis tem recorde de participação popular

09/08 | Cidades
O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.

Carregamento com 100 kg de maconha é interceptado pela PRF no sul catarinense

09/08 | Policia
Na tarde desta segunda-feira (8), na BR 101 em Araranguá, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 100 quilos de maconha durante abordagem a automóvel. 

Tabletes de maconha são apreendidos após perseguição de 25 km na BR-101 em Imbituba

09/08 | Policia
Na madrugada no último sábado (06), em ação conjunta entre PRF e Polícia Militar, foram apreendidos 20 kg de maconha na BR-101, em Imbituba.

Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

09/08 | Policia
As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros levados ao depósito da Receita Federal de Chapecó.

A tecnologia Blockchain está mudando o setor de apostas online

09/08 | Tecnologia
Muitas pessoas já ouviram falar da tecnologia blockchain, mas poucas sabem exatamente o que está por trás dela. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin.

Campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

08/08 | Comunidade
Está dada a largada para mais uma grande mobilização em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil!

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

08/08 | Economia
A bolsa de valores subiu quase 2%, impulsionada por ações da Petrobras e pela divulgação de lucros de empresas.

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

08/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

08/08 | Cultura
O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Bar de Florianópolis aposta em chás alcoólicos como tendência da estação

08/08 | Variedades
Leves, porém intensos, os chás alcoólicos são os queridinhos nas grandes metrópoles e no Balako Bar, localizado no Sul da Ilha, conquistam cada vez mais adeptos.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade