img

Florianópolis, 25/04/2024




REGIONAL

Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem

Publicado em 28/01/2022


Fotos: Mafalda Press
Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem



A chuva irregular que caiu sobre São João do Oeste, no Extremo Oeste catarinense, nos últimos dias, trouxe um pouco de esperança, mas não conseguiu interromper a operação de guerra montada pelo Samae para enfrentar o rebaixamento da vazão dos rios locais.

A caótica situação hídrica do município não chega a ser uma novidade. Afinal, há já dois anos a prefeitura de São João assinava um convênio com a vizinha Itapiranga obtendo o direito de retirar do Rio Uruguai a água a ser usada no abastecimento de suas estações de tratamento.

Os inúmeros deslocamentos dos caminhões percorrendo os 27 quilômetros que separam os dois municípios indo e retornando, chegam a custar R$ 15 mil por dia.

No comando da operação de guerra, Claiton Kroetz, diretor do Samae tem dormido pouco e trabalhado muito, aliás como acontece com a totalidade de sua equipe de 16 pessoas, o dobro do time dos tempos de “paz”.

Não raro às 5 horas é acordado por mensagens no celular relatando problemas. E só consegue voltar para casa por volta das 22 horas, com direito a um banho relâmpago e a sonhar com água como ocorre frequentemente.

Fora do dicionário

Apesar de São João do Oeste ser conhecido como a capital catarinense da língua alemã, na prática, a expressão mais ouvida por lá nos últimos tempos é em português e sequer consta nos dicionários: “Puxe de água”.

Usada em quase todos os pontos do Oeste castigados pela seca, ela define a operação de retirada e transporte de água para determinado lugar. Segundo Claiton, no dia 2 de dezembro de 2021 foi a quarta vez no ano que o Samae teve de apelar para os puxes sem interrupções, prosseguindo até os dias de hoje, quando está à beira do colapso no abastecimento.

A intensidade da estiagem levou à perda de 40% nas lavouras de milho e continua impressionando todos os que cruzam a ponte sobre o Rio Fortaleza, na parte central da cidade.

A exemplo do que ocorre com outros três rios que abastecem ou deveriam abastecer a população de São João, ele está seco. Ao contemplá-lo, sumido no meio das pedras, uma moradora lembra que, ironicamente, em períodos de cheias, o curso d`água costuma transbordar, cobrindo a ponte.

 

Texto: Imara Stallbaum



Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem




Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade