img

GERAL

Confira como será a vacinação de crianças em Santa Catarina

Publicado em 14/01/2022

Foto: SES/SC
Confira como será a vacinação de crianças em Santa Catarina

Vacinação será realizada em dois grupos


O Governo do Estado de Santa Catarina recebeu hoje 14, a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19.

O avião com as 39.800 doses infantis pousou no aeroporto de Florianópolis às 11h50. De lá, as doses seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, para organização da logística de distribuição para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. A distribuição será sábado, 15, a partir das 7h.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos ocorrerá simultaneamente em dois grupos. O primeiro será formado por aquelas com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial); portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de COVID-19.

O segundo será das demais crianças e deve ocorrer por faixa etária, da maior para a menor idade. Sendo assim, crianças com 11 anos serão as primeiras vacinadas.

As doses serão distribuídas aos municípios de forma proporcional, segundo estimativa populacional do IBGE 2020 que é de 642.800 crianças nesta faixa etária.

Exceto para a população indígena que será contemplada, já nesta primeira remessa, com 100% das doses necessárias para a imunização de todas as crianças de 5 a 11 anos. 

Crianças indígenas serão vacinadas pelas áreas que atendem esse grupo. Para as demais crianças, os municípios devem organizar as estratégias de vacinação no seu território, de forma a atender simultaneamente o grupo prioritário e o grupo por faixa etária.

Recomendações para a vacinação de crianças

A Secretaria de Saúde recomenda que a vacinação contra a Covid-19 ocorra em ambiente seguro e acolhedor, que sejam evitadas ações de vacinação em drive-thru, por exemplo, para que elas se sintam mais confortáveis. 

Antes da aplicação da dose, os profissionais devem apresentar aos pais e/ou responsáveis pela criança o frasco da vacina, com a tampa laranja, para que não haja dúvidas de que a vacina aplicada é a pediátrica.

Outra recomendação, adotada pelo estado por precaução, é que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada ao mesmo tempo que outras vacinas de rotina do calendário infantil, sendo necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a Covid-19 e as demais vacinas.

Para que as crianças sejam vacinadas, elas devem ser acompanhadas dos pais e/ou responsáveis ou, em caso de ausência, a vacinação pode ser realizada mediante apresentação de um termo de consentimento por escrito.

“Pedimos que os pais e responsáveis fiquem atentos aos locais e datas de vacinação indicados pelos municípios e levem as crianças para vacinar. A vacina é a principal medida de prevenção contra a Covid-19 também para as crianças, sendo segura e eficaz”, ressalta o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

Vacinação em SC

Em Florianópolis, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e/ou deficiência, e crianças de 5 a 11 anos que convivem com pessoas de risco, será realizada neste sábado, 15 de janeiro.

Já em São José, a vacinação inicia neste domingo, 16 de janeiro, para as crianças com comorbidades de 5 a 10 anos, que serão as primeiras a serem vacinadas, além da faixa etária de 11 anos, sem nenhuma comorbidade.  



Com informações de SECOM/SC




Conheça o trabalho de recuperação por trás de cada animal resgatado pela Dibea em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Procon fiscaliza qualidade de fios elétricos vendidos em Florianópolis

28/01 | Cidades
Na primeira etapa da Operação, foram fiscalizados cinco estabelecimentos que vendem fiação na Capital.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em SC

28/01 | Geral
Fim de semana com temperatura mais amena em SC

Pouca chuva não acaba com a agonia da estiagem

28/01 | Regional
A chuva irregular que caiu sobre São João do Oeste, no Extremo Oeste catarinense, nos últimos dias, trouxe um pouco de esperança, mas não conseguiu interromper a operação de guerra montada pelo Samae para enfrentar o rebaixamento da vazão dos rios locais.

Campanha arrecada material escolar durante vacinação contra Covid-19 em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Vacine-se e ajude uma criança em vulnerabilidade na volta às aulas com doação de materiais escolares

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

28/01 | Saude
Serão testados apenas moradores de Florianópolis ou pessoas hospedadas na Capital.

Polícia Civil identifica suspeitos de incêndio a pertences de moradora de rua em Florianópolis

28/01 | Comunidade
Ocorrência foi registrada no bairro Agronômica, em Florianópolis

Afastamento de até 10 dias por causa da Covid-19 não exige atestado médico

28/01 | Saude
Documento só é necessário caso afastamento dure mais tempo

Polícia Rodoviária Federal apreende 240 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 280 em SC

28/01 | Geral
Policiais rodoviários federais apreenderam no final da manhã de hoje, 28, na BR 280 em Guaramirim, cerca de 240 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. 

Florianópolis libera vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 anos

28/01 | Saude
Vacinação será realizada neste sábado, 28

Relatório de balneabilidade aponta 60,3 % dos pontos próprios para banho no litoral catarinense

28/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 63 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 72,4%.

Prefeitura de Florianópolis embarga loteamento irregular no Norte da Ilha

28/01 | Geral
No local, foi identificada abertura de via, supressão de vegetação e casas sendo construídas sem autorização

Publicidade