img

Florianópolis, 18/04/2024




VARIEDADES

Órgão internacional alerta para perigo dos ralos de sucção em piscinas

Publicado em 10/01/2022


Freepik
Órgão internacional alerta para perigo dos ralos de sucção em piscinas



Estudo da Associação Internacional de Inspetores Domiciliares Certificados informa que os dispositivos que fazem o papel de drenagem da água podem exercer forte pressão, sugando facilmente objetos e pessoas.

Com a proximidade do verão, mais e mais pessoas não veem a hora de ter um tempo em suas agendas para dar o tão sonhado mergulho em uma piscina. Todavia, antes de você “entrar de cabeça” na água, é preciso ficar atento a um sério risco: os ralos de sucção.

Um estudo da Associação Internacional de Inspetores Domiciliares Certificados (NACHI) informa que o perigo oculto se dá porque os ralos de sucção da piscina, que fazem o papel de drenagem da água, podem exercer uma pressão muito forte sobre o objeto a ser sugado.

Tudo porque a água saindo do ralo cria uma sucção que atrai facilmente pessoas e objetos, formando o esquema redemoinho, causando acidentes, lesões e mortes.

“Embora esses drenos pareçam inofensivos, é importante que a sociedade entenda como eles podem causar danos”, observa o inspetor-mestre certificado da NACHI, Nick Gromicko, autor da pesquisa.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) distingue cinco tipos de armadilhas de drenagem em piscinas de todos os modelos:

  • armadilha corporal: onde uma parte do tronco fica presa;
  • armadilha de membros: braço, perna ou dedos são puxados para o ralo de sucção ou um tubo de drenagem aberto;
  • armadilha de cabelos presos: o cabelo é puxado e enrolado em torno do ralo;
  • armadilha mecânica: joias, colares, relógios, acessórios ou parte da roupa do banhista ficam presos no ralo ou grade; e
  • evisceração: as nádegas da vítima entram em contato com a saída de sucção da piscina e a pessoa corre o risco de ser estripada. Esses acidentes são raros, mas já ocorreram.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR nº 10.339, publicada em setembro de 2018, determina que os sistemas de sucção da piscina precisam ser projetados, instalados e utilizados visando à segurança do usuário na área de lazer.

Pode parecer óbvio, mas, diante de tantos acidentes e óbitos envolvendo os ralos de sucção, é essencial deixar claro que nada na norma é por acaso.

“Ocorre que a normativa existe, contudo, não há fiscalização e muito menos penalidades para os proprietários de piscinas que não cumprem os requisitos”, ressalva o sócio da CYAN Piscinas, Bráulio César Bandeira Aleixo.

De acordo com a normativa, as piscinas devem ter um sistema de sucção com pelo menos dois ralos de fundo (drenos) e estes dispositivos precisam ter grelhas que impossibilitem o aprisionamento de parte do corpo de pessoas ou objetos.

Além disso, é necessário que haja um tanque intermediário de sucção indireta com entrada de ar para que, caso alguém encoste no ralo de fundo, o sistema de sucção não seja capaz de exercer força o suficiente para prendê-lo. 

Atentos a esta regra, Bráulio e seu sócio Marcos Antonio de Araújo desenvolveram, após dois anos de pesquisa, um modelo inédito de ralo de sucção, utilizando-se do que há de melhor no mercado em termos de tecnologia e inovação.

O ralo tem capacidade para trabalhar com 100 metros cúbicos de água por hora. Isso significa que o dispositivo, acoplado na parede lateral da piscina, conforme determina as normas norte-americanas, tem potencial para fazer a sucção, por hora, de 100 mil litros de água, permitindo que os proprietários agreguem, sem nenhum perigo, qualquer tipo de diversão, como chafariz, cascata, espelho d’água, hidromassagem, entre outros:

“Como a capacidade de vazão da água aumenta e o material conta com um dispositivo antissucção de tudo o que não for sujeira ou micropartículas, ele não exerce pressão sobre as pessoas e objetos que se aproximam, zerando as chances de acidentes”, finaliza Bráulio.

Para Bráulio, o novo dispositivo resolve três dos principais problemas da maioria dos ralos de sucção disponíveis no mercado. O primeiro deles é que os equipamentos são projetados para ficarem localizados no fundo da piscina.

O fato contribui para que esses equipamentos, inclusive, possam se quebrar ou se romper facilmente: “Portanto, a minha recomendação é: se você observar uma tampa de drenagem perdida ou quebrada na piscina, não entre, ou saia assim que puder”.

Outra adversidade é que a maior parte dos ralos atende a uma demanda máxima de 30 metros cúbicos por hora, nível considerado baixo para uma piscina convencional.

“Imagine ainda que os proprietários colocam cascata, chafariz, toboágua... É como diz o ditado: muita areia para pouco caminhão. Então, o equipamento tem que fazer uma força enorme para sugar toda a água e devolvê-la à piscina, o que aumenta o perigo, claro. Por isso, há uma forte chance da pressão do ralo de sucção da piscina arrastar as pessoas, principalmente as crianças, para debaixo d’água e prendê-las, enquanto tentam, em vão, nadar”.

Por fim, um ralo de sucção inadequado é bem prejudicial no quesito qualidade da água, afinal, como explica Bráulio, se eles não funcionam adequadamente com o sistema de vazão, a água da piscina não é filtrada, apresentando riscos de contaminação bacteriana à vida dos usuários.


Foto: Divulgação
Órgão internacional alerta para perigo dos ralos de sucção em piscinas

Bráulio César Bandeira Aleixo, sócio da CYAN Piscinas.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade