img

Florianópolis, 24/04/2024




TECNOLOGIA

6 recursos do Flussonic que você talvez não conheça voltados ao mercado de mídia OTT

Publicado em 28/12/2021


6 recursos do Flussonic que você talvez não conheça voltados ao mercado de mídia OTT



A família de produtos Flussonic é uma das tecnologias de desenvolvimento mais intensivo no mercado de mídia OTT.

Novos recursos e melhorias entram em produção a cada atualização mensal. Alguns deles foram adicionados pela equipe da Flussonic como parte do roadmap de desenvolvimento de software, outros - inspirados nas solicitações dos clientes e tendências de mercado. Sempre tentamos fornecer notas de lançamento detalhadas, mas às vezes os recursos mais interessantes escapam à atenção dos usuários. Então, vamos revisá-los mais uma vez nesta postagem especial:

Legendas OCR

Na maioria das vezes no DVB (Digital Video Broadcast), um fluxo MPEG-TS de um satélite inclui legendas como uma imagem para evitar problemas com fontes e desenho de texto em diferentes dispositivos. Desde a versão 4.7.2, o Flussonic Media Server pode reconhecer legendas DVB em WebVTT, um formato baseado em texto codificado em UTF-8, para reduzir o custo de transmissão do stream. WebVTT (Web Video Text Tracks Format) é um formato de legenda comum, mas poderoso, compatível com navegadores e que oferece outras opções.

Além de usar CSS, as pessoas podem personalizar a fonte e adicionar efeitos visuais para criar um estilo original. Por que não usamos SRT? Os VTTs são os vencedores claros aqui - eles têm muito mais funcionalidade do que os arquivos SRT, alguns dos quais são muito úteis para localização de multimídia complexa, incluindo metadados e opções de formatação.

Transcodificador

A transcodificação é necessária se você deseja: criar um fluxo de múltiplas taxas de bits alterar os parâmetros do vídeo - o codec e a taxa de bits do fluxo, o tamanho da imagem sobrepõe um logotipo no topo de um fluxo de vídeo. O Flussonic Media Server possui um transcodificador integrado. Ele oferece suporte à transcodificação usando uma GPU ou CPU. O módulo transcodificador funciona com todas as fontes de entrada suportadas pelo Flussonic Media Server. O protocolo HLS é parcialmente compatível - algumas fontes podem não ser transcodificadas.

Recomenda-se testar cada fonte HLS manualmente para descobrir se funciona após a transcodificação. Para transcodificação acelerada por hardware, Flussonic pode usar soluções Intel e Nvidia. Ao transcodificar com Nvidia NVENC, fluxos com profundidade de cor de 10 bits são suportados.

Troca de fonte

Por vários motivos, uma fonte de vídeo pode desaparecer temporariamente ou até mesmo ficar offline. Para evitar uma situação em que os consumidores não tenham nenhum vídeo, é necessário preparar fontes de stream alternativas para transmiti-las na ausência da fonte principal até que seja restaurada. Flussonic fornece comutação de fonte automática contínua. O transcodificador do Flussonic pode lidar de forma eficiente com as mudanças nas características de um fluxo de vídeo de entrada. A comutação de fonte suave ou contínua significa que o transcodificador do Flussonic não perde nenhum quadro quando a fonte do stream mudou e as informações de mídia mudaram. O caso mais comum é a mudança no tamanho da imagem na nova fonte para a qual o fluxo mudou.

Por exemplo, quando um anúncio de largura e altura diferentes é inserido em um stream ou ao transcodificar uma lista de reprodução do lado do servidor que consiste em arquivos e streams de várias resoluções. A perda de quadros pode ser observada no fluxo resultante como cintilação ou outros artefatos. Se você transcodificar usando a CPU ou Nvidia NVENC, a troca contínua de fonte é o comportamento padrão. A partir do Flussonic 20.07, nosso transcodificador de CPU é capaz de não perder nenhum quadro na mudança das informações de mídia de um stream.

Reprodução de baixa latência

A baixa latência é uma tendência real nos serviços de vídeo OTT e será um dos tópicos mais quentes nos próximos anos. Para se tornar um verdadeiro vencedor nesta competição, utilizamos três tecnologias que garantem um resultado notável abaixo de 300 milissegundos em uma bancada de teste. Em primeiro lugar, criamos um reprodutor de baixa carga de código aberto. Sim, seu código-base está aberto, nós o publicamos no GitHub, então você está convidado a se divertir. Nós o chamamos de “player de latência zero” para torná-lo realmente fácil de lembrar e para destacar nossa modéstia como seus criadores. O player oferece baixo atraso na reprodução de HTML5 que não requer nenhum Flash (é 2018) e está funcionando onde WebRTC não pode fazer o trabalho.

Há muito tempo ele é oferecido em nosso mecanismo embed.html e agora permitimos o uso do módulo JaveScript em seu projeto de front-end. Em segundo lugar, dominamos o WebRTC, o que significa que o Flussonic Media Server pode fazer as duas coisas - receber e enviar vídeo WebRTC com rapidez e fluidez. É um recurso realmente único - muitos entusiastas de software de mídia desafiaram suas complicações, mas apenas alguns conseguiram criar soluções estáveis ​​que usam todo o potencial do WebRTC. E, finalmente, ajustamos as ferramentas Flussonic DVR para otimizar o tempo gasto com atualizações de índice interno. Isso minimizou seriamente a carga de armazenamento e, como resultado, influenciou a latência geral de reprodução.

Página do GitHub do MSE-player: https://github.com/flussonic/mse-player

EPG (Guia Eletrônico de Programação)

Com a última atualização, apresentamos novas ferramentas para extrair a programação do fluxo, por exemplo, se a TV por satélite transmite dados EPG junto com transmissões em MPEG-TS. Agora cabe ao administrador decidir se deseja usar nossa solução incorporada gratuita ou comprar dados de serviços de terceiros. Ambas as abordagens têm seus próprios prós e contras. Como o Flussonic só extrai um cronograma da fonte principal, ele mantém os dados como estão, o que significa que a consistência e a precisão do cronograma dependem do provedor de conteúdo, sem dupla verificação do Flussonic.

Claro, estamos bem cientes desses riscos, e é aí que outro recurso Flussonic se torna realmente útil. O Flussonic mantém seus dados de vídeo de arquivo como uma linha do tempo contínua, sem quebrá-los em arquivos separados. Se houver uma hora errada em uma programação, uma sugestão seria definida de acordo com a hora real da transmissão, mas não com a linha do tempo de seu segmento armazenado em um arquivo. Flussonic exporta EPG em dois formatos: XMLTV - como é o formato padrão para descrever transmissões de TV que é mais usado em middleware IPTV, e JSON - para integração com um site para exibir o programa em páginas da web.

Documentação oficial: https://flussonic.com/doc/iptv/export-of-epg-from-mpeg-ts-streams

Watcher SDK

Por fim, vamos falar sobre o recurso que ainda não anunciamos publicamente. Claro, você já ouviu falar muito sobre APIs Flussonic do Media Server ou Watcher. Mas fomos além e decidimos criar um SDK totalmente funcional para incorporar as tecnologias Flussonic em aplicativos móveis personalizados. Um número significativo de nossos clientes são fornecedores de serviços ao usuário final: IPTV, VOD e vigilância por vídeo. Seu sucesso depende da qualidade da entrega do vídeo, incluindo baixa latência, imagem fina e acessibilidade ao conteúdo do vídeo. É necessário um grande esforço e despesas para criar uma ferramenta competitiva para reprodução de vídeo, é por isso que o SDK do Watcher é extremamente útil.

O Watcher SDK é, na verdade, um Flussonic MSE-player (seus prós são descritos acima) que os desenvolvedores podem incorporar em seus aplicativos móveis para dispositivos Android ou iOS. Ele cumpre todos os trabalhos de reprodução de vídeo, enquanto o resto do aplicativo concede acesso a arquivos de vídeo e fluxos via API Flussonic. Usar o Watcher SDK permite que um desenvolvedor crie um aplicativo exclusivo com um player poderoso, marca personalizada e experiência do usuário projetada de acordo com certas necessidades de negócios em nenhum momento. Legal, certo? Já colocamos esse recurso matador em produção.

Fonte: flussonic.com









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade