img

Florianópolis, 20/04/2024




TURISMO

Cinco dicas para alugar seu imóvel nas férias sem dor de cabeça

Publicado em 22/12/2021


Cinco dicas para alugar seu imóvel nas férias sem dor de cabeça



Locação exige cuidados especiais antes de fechar o negócio; nova tecnologia agiliza e facilita o processo

O final do ano chegou e, junto com ele, aquele clima de festas e viagens que prometem ser intensos. Segundo o Boletim Mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), divulgado no final de novembro, as férias de verão e os feriados de Natal e Réveillon foram responsáveis por 40,4% das vendas registradas em outubro. Também foi observada uma grande procura pelo feriado de Carnaval 2022.

A verificação aponta ainda que 93% das operadoras de turismo vêm registrando aumento contínuo no faturamento. Além disso, 52% das operadoras alcançaram 50% do faturamento anterior à crise provocada pela Covid-19, sendo que 21% já ultrapassou esse índice.

Com a chegada do verão, os destinos mais procurados são as praias e os resorts localizados nas regiões litorâneas. Ganham destaque ainda na lista de desejo dos viajantes os resorts que têm atividades de ecoturismo como principal atrativo.

E é exatamente nessa época do ano que a procura por casas e apartamentos para passar as festas de final de ano e as férias aumenta. Dentro desse panorama, muitos proprietários “abrem suas portas” para receber esses inquilinos temporários. Contudo, é importante ter alguns cuidados ao alugar seu imóvel nesse período para não ter dor de cabeça.

 

Cuidados iniciais 

De acordo com o Victor Barbosa, consultor de condomínios e CEO da GuuG, startup brasileira que trabalha com soluções de alta tecnologia para o acesso inteligente a condomínios e residências, a primeira dica fundamental é que o imóvel esteja em boas condições de uso. Por exemplo, paredes limpas e sem mofo, sistema elétrico, de gás e água em pleno funcionamento e mobiliário em bom estado de conservação.

“Sabe aquele antigo ditado ‘a primeira impressão é a que fica’? Nesse caso é importante que o imóvel esteja em condições de boa habitualidade e apresentação para atender à expectativa e efetivar negócios. Lembre-se que existem concorrentes e inúmeras outras ofertas de imóveis pela internet”, alerta Barbosa. 

A segunda dica é o cuidado relevante, segundo o especialista, de fazer um bom anúncio, pois ele é a principal porta de acesso do imóvel. Faça fotos e vídeos com boa qualidade, usando ângulos e iluminação que não só favoreçam o local, mas também mostrem como ele é realmente. Caso tenha elementos específicos como mobiliários, jardim, piscina, churrasqueira ou até mesmo uma garagem, é válido detalhar nas imagens também.

“Igualmente, ao anunciar, disponha informações claras e objetivas para que o locatário não tenha dúvidas. Desse modo vocês não perdem tempo com visitas ao imóvel, que não vão efetivar locação. Principalmente se seus clientes forem de outro estado ou cidade. Lembre-se: a propaganda enganosa não é a alma do negócio”, destaca Barbosa.

 

Sistema inteligente de acesso ao imóvel

Por falar em evitar a realização de visitas erradas ou desnecessárias, Barbosa atenta para a terceira dica, novidade recente e muito observada pelos locatários antes de alugar um imóvel: a preferência por aqueles que tenham um sistema inteligente de acesso. A iniciativa faz parte de uma nova tendência do mercado imobiliário em tornar o acesso aos prédios e condomínios cada vez mais rápidos e controlados por meio de dispositivos e plataformas de segurança. Aplicativos como a da GuuG, por exemplo, realizam o processo de entrada por meio de senhas previamente cadastradas pelo proprietário e dispensam a utilização de chaves físicas.

“Imagine você realizar todo o processo de aluguel do seu imóvel nas férias através de aplicativos e sites especializados, mas na hora de permitir a entrada do inquilino no imóvel, você precisa estar presente para entregar as chaves. Com esse tipo do dispositivo eletrônico essa prática torna-se obsoleta, pois através do aplicativo você gera um QR code que pode ser utilizado somente pela pessoa que alugou a sua casa ou apartamento. É tudo mais rápido e, ao mesmo tempo, seguro”, frisa o especialista.

 

Detalhes finais

Após um longo período de pandemia, e a chegada do final de um ano em que as pessoas só querem relaxar de férias, Barbosa dá sua quarta dica, frisando a necessidade de ser flexível no ato de alugar o imóvel. Segundo o especialista, “por meio de uma boa negociação, é possível fazer bons acordos em relação a prazos de pagamento, garantias e até mesmo ratear custos ou descontar valores já combinados, em benefício do locatário”.

Por fim, mas não menos importante, a quinta dica é sobre registrar a locação por meio de um contrato, contendo tudo o que é oferecido no imóvel de forma detalhada, desde número de quartos, churrasqueira e vagas de estacionamento, até a proximidade com praias e demais pontos turísticos.  Barbosa atenta que, ter esses pontos amarrados evita surpresas maiores dores de cabeça com o inquilino.

“Em resumo, todo cuidado é pouco antes de fechar o aluguel da casa ou apartamento para alta temporada, depois de um ano tão difícil, tudo o que se deseja nessa hora são momentos de paz e descanso. Por isso, esteja atento aos detalhes e só feche o negócio se estiver bem coberto e seguro”, reforça o especialista.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade