img

GERAL

IVG realiza 3,2 mil revisões em Santa Catarina e mostra principais problemas dos veículos

Publicado em 19/10/2021

Fotos: Divulgação
IVG realiza 3,2 mil revisões em Santa Catarina e mostra principais problemas dos veículos

Durante a inspeção, foram avaliados mais de 90 itens do veículo.


Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) fez o maior número de inspeções


Com 347 revisões realizadas em veículos durante o mês de setembro, o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) se destaca no Estado no número de checklists realizados durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG).

Em segundo lugar ficou São José, com 304 avaliações, e Campos Novos, com 280. A ação social e sem fins lucrativos ocorreu nos núcleos de todo o Estado.

Os proprietários dos veículos inspecionados receberam um diagnóstico gratuito, a partir da verificação de mais de 90 itens feito pelos profissionais das empresas que participaram da iniciativa.

Itens básicos como filtro do óleo, óleo do motor, filtro de ar e de combustível, líquido de arrefecimento, filtro de ar condicionado e fluído de freio foram alguns dos que mais apresentaram problemas durante as inspeções.

No total, 103 empresas de 20 núcleos participaram e foram avaliados aproximadamente 3,2 mil veículos em todo o Estado. Em 2020 foram 21 núcleos, 130 empresam e 2,6 mil inspeções; em 2019, 20 núcleos, 173 empresas e 1,9 mil revisões e em 2018 18 núcleos, 149 empresas e 1,6 mil avaliações.

O coordenador do Núcleo de Automecânicas da ACIC, Éderson Terhorst, enfatizou que o objetivo da IVG é conscientizar sobre a importância da manutenção veicular preventiva.

“No fim da revisão informamos os proprietários dos veículos sobre os problemas verificados. Como a maioria foi itens simples, reforçamos que é fundamental manter os cuidados com o veículo. O condutor precisa saber como está seu carro. Vemos como um dever social fornecer essa análise gratuita, que pode gerar menor poluição e até menos consumo de combustível, sem contar a prevenção de acidentes”, realça Terhorst.

Uma das novidades deste ano foi a utilização do checklist via aplicativo do Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA), que diminuiu o consumo de papel do evento e permitiu o lançamento das informações em tempo real.

IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO VEICULAR

A Lei 9.503, em seus artigos 104 e 106, determina que todos os automóveis em circulação passem por inspeção obrigatória periódica para avaliar suas condições de segurança, emissão de gases poluentes e ruídos.

A inspeção veicular ajuda na redução de acidentes de trânsito causados por automóveis em mau estado de conservação e auxilia no controle da poluição sonora e atmosférica. Outra vantagem é ser um procedimento de carácter preventivo.

A soma desses fatores garante que boa parte dos automóveis em circulação estejam com o motor bem regulado e em boas condições de segurança. Além disso, o valor investido acaba resultando em uma futura redução nos custos de manutenção do veículo. 

Participaram da IVG em Chapecó as seguintes empresas integrantes do Núcleo: Mecânica Buiucar, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Mecânica Barriga, Auto Mecânica Dorini, Oda Auto Center, Toniazzo Auto Mecânica, Toreto Auto Center, Rosa Auto Center e Auto Tork Mecânica Automotiva.

 



IVG realiza 3,2 mil revisões em Santa Catarina e mostra principais problemas dos veículos

IVG foi realizada durante o mês de setembro.





Inscrições gratuitas para 2ª edição da Corrida da Ponte em Florianópolis encerram neste domingo

03/12 | Geral
Corrida será realizada nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Florianópolis.

Piloto catarinense Carlos Renaux disputa, em Interlagos, última etapa da Porsche Endurance Series

03/12 | Esportes
A última corrida da temporada ocorre sábado (4) no templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Bairros da região continental de Florianópolis recebem a visita do Papai Noel

03/12 | Cidades
Durante 17 dias a população poderá acompanhar as atrações itinerantes nos bairros de Florianópolis

Corpo de jovem desaparecida é encontrado em praia de SC

03/12 | Geral
Amanda Albach, de 21 anos, estava desaparecida há 19 dias; O corpo da jovem foi encontrado na Praia do Sol, em Laguna.

Movimentação de carga no Porto de São Francisco cresce 25% em novembro

03/12 | Economia
Os dados foram divulgados pela autoridade portuária.


Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

03/12 | Regional
Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Figueirense reativa categorias de base e inicia cadastramento de núcleos e escolinhas

03/12 | Esportes
Inicialmente serão reativadas as categorias Sub-15 e Sub-17.

Veículos adulterados são apreendidos pela Polícia Civil em São José

03/12 | Policia
Na quinta feira (2), a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, apreendeu no bairro Ponta de Baixo, em São José, um veículo com sinais identificadores adulterados.

Estação Espacial realiza manobra para se desviar de lixo

03/12 | Mundo
Órbita da estação baixou 310 metros

Abertura do Natal da Virada reúne milhares de pessoas em Florianópolis

03/12 | Cidades
O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, (2), no largo da Catedral Metropolitana da Capital.

Aeroporto de Florianópolis estreia rota inédita para Salvador neste fim de semana

03/12 | Turismo
É a primeira vez na história que o aeroporto da Capital catarinense tem uma ligação direta com o Nordeste.