img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Estudantes do Instituto Federal de SC conquistam Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado em 19/10/2021


Foto: Daniel Cassol/IFSC
Estudantes do Instituto Federal de SC conquistam Olimpíada Brasileira de Robótica

Lucas, Kauan e Kamylo conquistaram título inédito para SC




A equipe campeã, chamada ?Robotron IFSC?, é formada por Kamylo Porto, Kauan Fontanela e Lucas dos Anjos, estudantes do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica, do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Estudantes do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) se tornaram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na modalidade prática, a mais disputada da tradicional competição estudantil.

A OBR foi realizada entre os dias 11 e 15 de outubro e o resultado oficial foi divulgado no último sábado, 16, durante a cerimônia de encerramento. É a primeira vez que uma equipe de Santa Catarina conquista a competição.

A equipe campeã, chamada “Robotron IFSC”, é formada por Kamylo Porto, Kauan Fontanela e Lucas dos Anjos, estudantes do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica.

Os alunos foram campeões da etapa estadual, disputada em agosto, e se classificaram para disputar a final nacional com outras 93 equipes de estudantes de todos os estados brasileiros. Com o título da OBR, também conquistaram a vaga para disputar uma competição mundial na Tailândia em 2022.

"Colocar o IFSC em uma posição tão grande em todo o Brasil me passa um sentimento de dever cumprido, já que não estamos representando apenas os nossos esforços, e sim os esforços de todos os profissionais que nos acompanharam ao longo dos anos", resume Lucas.

Conquista inédita

A OBR é uma competição estudantil realizada desde 2006 com o objetivo estimular os jovens às carreiras científicas e tecnológicas. O evento é organizado pela RoboCup Brasil e pelo Colégio Técnico de Campinas, vinculado à Unicamp, com apoio de instituições de ensino técnico e superior e patrocínio de Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Segundo a organização, na edição deste ano foram inscritas 1531 equipes de todo o Brasil para a modalidade prática, entre estudantes do nível 1 (ensino fundamental) e do nível 2 (8º e 9º do ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico).

Na modalidade prática, os estudantes são desafiados a programar um robô autônomo que precisa executar determinadas tarefas em uma pista que simula um ambiente de desastre, com obstáculos e a necessidade de “resgatar” vítimas.

Pelo segundo ano consecutivo, a competição foi realizada em um ambiente virtual, que simula os mesmos obstáculos e imperfeições de uma pista física, desafiando os estudantes a prograrem o robô para que supere os obstáculos e cumpra as tarefas determinadas.

 

*Com informações do Portal do IFSC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade